297

visitas

Revisão do Carro: Como Fazer no Dia a Dia?

Publicado por

  • 30 de março de 2022

Revisão do Carro: 6 Dicas para Fazer no Dia a Dia

Este artigo foi criado pela equipe InstaCarro para uso exclusivo do AutoCustom

A revisão do carro é uma das ações indispensáveis na hora de garantir a sua segurança e a do seu veículo contra os mais variados imprevistos que possam aparecer.

Afinal, fazer manutenções de forma periódica pode te livrar de muita dor de cabeça.

No entanto, antes mesmo de procurar um profissional, saiba que você mesmo pode revisar alguns itens mais simples no seu veículo.

Além disso, é altamente aconselhável que todo motorista tenha noções de manutenção, justamente para manter o carro sempre em dia.

Então, quer aprender sobre revisões de carros para aplicar no dia a dia?

Aperte o cinto e continue com a gente!

1 – Confira o Líquido de Arrefecimento

Um dos primeiros aspectos que deve ser observado pelo motorista na hora da manutenção automotiva é o líquido do arrefecimento do radiador.

Afinal, esse ponto é muito importante para que o carro não sofra um superaquecimento no motor. Além disso, essa é uma revisão simples.

Pois, basta abrir o capô do carro, com o motor já frio e, verificar as linhas que indicam o nível mínimo e máximo do líquido.

Assim, o recomendado é que o líquido do arrefecimento esteja entre esses dois níveis, mas caso esteja abaixo, é só completar.

Outro ponto importante a ressaltar é que você nunca deve completar este nível somente com água.
Pois, a água sozinha iniciará um processo de corrosão interna dos componentes metálicos do motor, sem contar que tem ponto de ebulição mais baixo do que quando combinada a um aditivo específico para isso.

Por isso, confira o manual do seu veículo e veja qual o tipo de aditivo recomendado e qual a diluição correta dele com a água desmineralizada.

Então, para evitar erros, opte pelo aditivo já diluído e pronto para uso.

2 – Cuide dos Pneus

Os pneus precisam ser revisados de forma constante para identificação de possíveis marcas de desgaste.

Inclusive, com uma revisão mais detalhada, é possível observar, por exemplo, quando um dos pneus está menos gasto do que os demais.

Assim, você saberá se há possíveis danos na suspensão do veículo e quando será necessário fazer o rodízio dos pneus, bem como o alinhamento e balanceamento.

Essa revisão é bem simples, pois ela pode ser feita por meio da observação do indicador Tread Wear Indicator (sigla TWI), que são pequenas elevações de borracha dentro dos sulcos dos pneus.

Dessa forma, quando o nível do TWI for alcançado por uma das partes da marca, é um indicativo de que o pneu precisa ser substituído.

3 – Revise o Freio de Mão

Você sabia que o freio de mão deve ser revisado a cada 15 mil quilômetros rodados? Afinal, com o tempo, ele vai deixando de lado a sua eficiência.

O freio de mão é fundamental para garantir que o veículo continue no local, parado, enquanto estiver estacionado.

Então, uma boa dica para saber se o seu freio de mão está funcionando de forma adequada, é puxá-lo e observar a quantidade de cliques que fará. O ideal é escutar de 3 a 6 estalos. Mas, caso você ouça mais do que isso,é provável que o seu freio de mão esteja desregulado.

Além disso, outro sinal de que o freio de mão não está funcionando corretamente, é quando o carro só fica parado quando o freio é puxado “quase apontando para o teto do carro” — ou se ele não está parando o veículo totalmente.

Então, caso isso esteja acontecendo, peça ajuda a um mecânico para que os componentes e as peças sejam revisados de forma mais detalhada.

Nestes casos, é bem provável que só uma regulagem não resolva o problema, pois é provável que os componentes do freio traseiro já estejam desgastados e necessitem de troca.

4 – Verifique as Luzes do Veículo

Não só os faróis, mas todas as sinalizações luminosas do seu veículo (luzes indicadoras de direção, luzes do freio e da marcha ré) devem ser testadas de forma periódica.

Uma dica para fazer essa revisão em casa é estacionar o veículo, acender os faróis e observar as luzes quando estiverem rebatidas na parede.

E, caso alguma lâmpada esteja queimada, algum lado estará mais escuro do que o outro. Portanto, a troca deverá ser realizada.

Além disso, caso perceba também que os faróis estejam com foco luminoso muito apontado para baixo, para cima, ou para os lados, será necessário ir a um auto elétrico informando o problema e solicitar a regulagem adequada.

5 – Observe as Palhetas do Limpador de Para-brisa

O conjunto de palhetas do seu carro também deve ser revisado frequentemente.

Afinal, esses são acessórios que ficam expostos às ações do tempo e tendem a ressecar. Por isso, as palhetas precisam ser substituídas pelo menos uma vez por ano ou sempre que notar que, quando acionadas, não limpam o para-brisa adequadamente.

Além disso, nunca adicione produtos inadequados nos reservatórios dos lavadores para limpar os vidros. Pois, existem detergentes e outros produtos fabricados especificamente para este fim que, além de promoverem uma limpeza mais prática, conseguem conservar as palhetas.

6 – Busque Informação sobre Manutenções e Cuidados com o seu Veículo

Hoje em dia é comum e muito prático encontrarmos informações sobre diversos assuntos. Por isso, não deixe de lado as buscas sobre o seu carro, inclusive, sobre as peças, componentes e cuidados necessários.

Para isso, visite a InstaCarro e fique por dentro de todos os assuntos sobre o mercado automotivo, manutenções e dicas. Além disso, tire suas dúvidas sobre documentação e legislação veicular, tecnologia automotiva. Confira testes com veículos novos e usados e se informe com as últimas notícias.

A InstaCarro é uma plataforma online pioneira em vendas de carros no Brasil, ajudando pessoas a venderem seus veículos de forma rápida, segura e eficaz!

E aí, gostou das nossas dicas para a revisão periódica do seu carro? Visite a InstaCarro, tire suas dúvidas e entenda mais sobre o seu veículo.

Agora que você aprendeu quais são as revisões do carro que podem ser feitas em casa, que tal compartilhar este conteúdo com os seus amigos?

Fonte das imagens: Freepik.

Notificação
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver Todos os Comentários