571

visitas

Marca AutoCustom completa 11 anos

Publicado por

  • 9 de junho de 2016

autocustom_logo_bordaHoje a marca AutoCustom completa exatos 11 anos de idade! Criada em 9 de junho de 2005, a ideia desde o início era retratar o mundo da customização automotiva e suas tendências, trazendo também todos os estilos de vidas que envolvem essas máquinas.

A ideia surgiu de um brasileiro que sempre foi fã e proprietário de carros modificados. Nos anos 90, com a expansão da internet, ele se tornou administrador de um clube virtual chamado Rebaixados. Já em 2001, ajudou a fundar e se tornou administrador de outro clube chamado Comunidade Tuning. Na época, o Tuning ainda era conhecido por carros de rua com mais performance e visual de pista. Esse clube foi uma explosão em todo o país e realiza até hoje seus encontros no Sambódromo de São Paulo, mas com outros administradores.

Em 2005 ele sentiu a necessidade de ampliar a divulgação desse universo através de um novo site, mas abordando todos os diferentes estilos da customização automotiva, de uma forma semelhante ao que era feita nas revistas impressas. E, pesquisando por nomes descobriu que não existia nada no Brasil nem no mundo chamado AutoCustom, uma junção das palavras “automóvel” e “customizado”. É uma marca facilmente entendida em todos os países e que na mesma hora foi escolhida para o projeto.

Como uma de suas profissões era de webdesigner, no mesmo dia registrou o domínio autocustom.com.br e depois desenvolveu o site para publicar as matérias dos carros, dos eventos, das garotas e tudo o que envolvesse as modificações, tentando criar uma proposta diferente do que já existia. Hoje o site está em sua quarta versão e sempre que possível tentamos inovar.

Registro domínio AutoCustom

Registro domínio AutoCustom

Somente após alguns anos do seu lançamento é que houve um empenho maior em divulgar e atualizar o site. Porém, com a chegada das redes sociais começamos a enfrentar muitos plágios e crimes de direitos autorais. Violações que eram usadas indiscriminadamente em blogs, comunidades, grupos e canais de vídeos. Devido a esse novo desafio, surgiu a necessidade de sair do mundo informal e abrir a empresa através de CNPJ, mas principalmente, iniciar o processo do registro de marca.

Abertura da empresa e CNPJ AutoCustom

Abertura da empresa e CNPJ AutoCustom

Estranho ou não, um processo de registro de marca que leva entre 1 a 2 anos, no caso do AutoCustom demorou mais de 4 anos para ser deferida (registrada de fato). Foi um grande investimento, mas hoje conseguimos reservar o direito da criação e da propriedade da marca AutoCustom em todo o território nacional, sendo proibido o uso sem a nossa autorização mesmo que haja prefixos ou sufixos. Ou seja, acrescentar uma palavra antes ou depois da palavra AutoCustom ainda é caracterizado como crime. Seria como usar uma marca chamada Gyn Coca-Cola ou Coca-Cola TV.

Registro do marca AutoCustom no INPI (órgão de marcas e patentes)

Registro do marca AutoCustom no INPI (órgão de marcas e patentes)

Por um lado é bom saber que a criação da marca AutoCustom foi reconhecida, a ponto de várias empresas tentarem copiar. Por outro, é uma longa batalha contra criminosos que roubam uma ideia para lucrar rapidamente e se beneficiar da divulgação existente. Uma de nossas lutas diárias é sempre denunciar casos de material plagiado e marca violada. No Brasil ainda pretendemos processar criminalmente alguns desses indivíduos, mas posteriormente nossa batalha será internacional, já que a marca também está sendo copiada por oficinas ao redor do mundo.

O AutoCustom agradece todas as pessoas que acompanham o trabalho pela internet ou nas ruas, mas também a todos que apoiam a customização automotiva de alguma maneira, pois, esse é o combustível que precisamos para continuar! Obrigado.

AutoCustom.

Notificação
Notificar
2 Comentários
novos
antigos
Inline Feedbacks
Ver Todos os Comentários
Luis
19 de junho de 2016 23:37

Onde posso custonizadora um chevete?

autocustom
20 de junho de 2016 21:49
Resposta para  Luis

Olá Luis, encontre algumas empresas no guia do AutoCustom: http://www.autocustom.com.br/guia