O que você precisa saber sobre Filtro de Ar Esportivo
11.844

visitas

O que você precisa saber sobre Filtro de Ar Esportivo

Publicado por

  • 15 de abril de 2016

Muita gente se pergunta para que serve o Filtro de Ar Esportivo e qual a função dele em carros originais e modificados. Então se você já teve essa dúvida conheça alguns modelos e perguntas comuns sobre esse acessório muito utilizado no mundo da customização automotiva.

Filtro de Ar Esportivo danifica o motor do carro?

Teoricamente não, o Filtro de Ar é um dos componentes que ajuda a manter todo o sistema de injeção em bom funcionamento. Porém, se for mal instalado (mal encaixado) poderá servir como ponto de entrada para sujeiras, consequentemente podendo danificar o motor. E mesmo que esteja bem fixado, não esqueça que ele precisa de espaço à sua volta devido a trepidação natural do motor, pois, isso poderá desencaixá-lo e dar abertura a poeiras.

Quais os tipos de Filtro de Ar?

Existem muitos tipos e formatos de Filtros de Ar Esportivos, mas selecionamos algumas imagens dos modelos mais populares, entre eles com formatos cônicos e ovais, podendo ser com Mono Fluxo e Duplo Fluxo. Encontramos essas peças para comprar na Connect Parts (consulte link ao final do texto).

 

Qual a diferença entre Mono Fluxo e Duplo Fluxo?

Estes dois tipos de Filtros de Ar Esportivos são bem conhecidos, um com ação de Mono Fluxo e outro com ação de Duplo Fluxo. O Filtro de Ar com Mono Fluxo é recomendado para motores de até 1600 cilindradas. É um modelo com menor abertura mas eficaz para veículos deste porte.

Já o Filtro de Ar com Duplo Fluxo possui uma abertura maior e traz mais rendimento, sendo indicado para carros com motores 1.6 para cima. Ele possui entrada de ar no lado externo mas também na parte superior, dando maior vasão de ar. Pode até ser usado em carros de baixa cilindrada mas de não é recomendado.

É verdade que Filtro de Ar Esportivo melhora a performance do carro?

Sim. Na maioria dos casos o Filtro de Ar Esportivo comporta um volume maior de ar, fazendo o motor respirar mais e responder melhor nas aceleradas. Ele também acaba filtrando melhor as partículas pequenas e contribuiu para uma boa performance. Alguns carros super esportivos já até possuem este acessório como item de fábrica.

O Filtro de Ar Esportivo gasta mais combustível?

Na teoria não. Porém, ele pode aumentar a performance e criar um ronco gostoso de se ouvir, consequentemente, alguns “pilotos” irão acelerar mais e acabar gastando mais combustível.

Mas essa é uma questão de costume e que pode ser resolvido por você mesmo. Na dúvida, observe sua condução do veículo medindo as aceleradas pelo conta-giro RPM do painel. E, depois de instalar o Filtro de Ar Esportivo tente manter o mesmo padrão de dirigibilidade.

Além de todos esses detalhes, os Filtros de Ar Esportivos trazem um visual diferenciado para o motor do seu carro, servem tanto para carros originais quanto aqueles com motores preparados para corridas.

Texto original: Thais Scuti. Adaptação: AutoCustom. Imagens: Divulgação.

 

Notificação
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver Todos os Comentários