241

visitas

A Corrida no Cinema: Documentários e Filmes

Publicado por

  • 27 de outubro de 2015

Há muito tempo se faz filmes sobre corridas. Para os amantes do esporte, esses filmes são minas de ouro, muitos contém arquivos de filmagens de seus pilotos favoritos, tanto em formato de documentário, como introduzidos no meio da ficção. A adrenalina e a emoção são reais, e cada história traz uma camada a mais de profundidade a esse esporte tão difundido. Separamos alguns filmes para você mergulhar no mundo da velocidade o fim de semana inteiro! Os filmes estão disponíveis para quem assina Net por exemplo, no canal Net Now, ou em streams como Netflix e YouTube.

Grand Prix
Ano: 1966
Diretor: John Frankenheimer
Sinopse: O filme aposta numa mistura entre documentário e ficção. A história se passa durante a temporada de Fórmula 1 de 1966 e retrata um acidente entre o piloto Pete Aron e Scott Stoddard. Também são abordadas as histórias de Jean-Pierre Sarti e Nino Barlini. Até hoje, é considerado um dos melhores filmes sobre Fórmula 1 já produzidos.
Atores: James Garner, Eva Marie Saint, Yves Montand, Toshirô Mifune, Brian Bedford, Jessica Walter

Assista o trailer:

Weekend of a Champion
Ano: 1972
Diretor: Frank Simon, Roman Polanski
Sinopse: Documentário que retrata um fim de semana com o piloto campeão mundial, Jackie Stewart, durante sua tentativa de vencer o Grand Prêmio de Mônaco de 1971. O diretor oferece um vislumbre raro do que realmente acontece na pele de um campeão durante essa competição tão acirrada.
Atores: Jackie Stewart, Roman Polanski, Grace Kelly, Príncipe Rainier de Mônaco, Helen Stewart

Assista o trailer:

One By One
Ano: 1975
Diretor: Claude Du Boc
Sinopse: Documentário que reúne entrevistas exclusivas com pilotos dos anos 70, como François Cevert, Peter Revson, Jackie Stewart, Mike Hailwood e Niki Lauda. Aborda os riscos de fazer parte da Fórmula 1 numa época em que o índice de mortalidade no esporte era extremamente alto.
Atores: François Cevert, Peter Revson, Jackie Stewart, Mike Hailwood, Niki Lauda

Assista o filme:
https://www.youtube.com/watch?v=oYRfGPDfH7g

Fangio: Una vita a 300 all’ora
Ano: 1980
Diretor: Hugh Hudson
Sinopse: Mais um documentário, desta vez sobre um dos maiores pilotos de todos os tempos: Juan Manuel Fangio. Ele foi campeão do mundo de F1 quatro vezes, um dos maiores ícones do esporte jamais retratados. O documentário retrata sua vida e apresenta seus próprios testemunhos.
Atores: Juan Manuel Fangio

Assista o filme:

Dust to Glory
Ano: 2005
Diretor: Dana Brown
Sinopse: Um emocionante documentário sobre Baja 1000, uma corrida off-road de duas rodas que acontece em Baja, no México, todo ano, e atrai milhares de pilotos e fãs.
Atores: Chad McQueen, Mario Andretti, Sal Fish, James Garner, Steve McQueen

Assista o trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=4BcGt6mzJlE

Senna
Ano: 2010
Diretor: Asif Kapadia
Sinopse: Documentário sobre o piloto Ayrton Senna, que venceu o campeonato mundial de F1 três vezes antes de sua morte precoce, aos 34 anos de idade.
Atores: Ayrton Senna, Alain Prost, Frank Williams

Assista o trailer:

Closer to the Edge
Ano: 2011
Diretor: Richard De Aragues
Sinopse: Um documentário em duas rodas na mais perigosa pista de todos os tempos: Isle of Man. A pista, localizada na pequena ilha britânica, já foi palco de muitas mortes, mas continua sendo procurada pelos maiores entusiastas. O documentário retrata a experiência de Guy Martin, um dos mais famosos pilotos da competição, que é despojado e gosta de desafiar as regras. Para quem quer conhecer o real desafio de Isle of Man, esse documentário é imperdível.
Atores: Guy Martin, Ian Hutchinson, John McGuinness, Michael Dunlop, Jared Leto

Assista o trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=QldZiR9eQ_0

1 – Life on the Limit
Ano: 2013
Diretor: Paul Crowder
Sinopse: O mais recente documentário sobre F1 retrata a história da competição com a segurança como o assunto central. O documentário aborda as muitas mortes levadas pelo esporte e como os pilotos sobreviventes lutaram para tornar o esporte mais seguro. Retrata também o progresso de Max Mosley e Bernie Ecclestone no esporte.
Atores: Michael Fassbender, Niki Lauda, Lewis Hamilton, Michael Schumacher

Assista o trailer:

Rush (2013)
Diretor: Ron Howard
Sinopse: Um filme com base na rivalidade real que houve entre os pilotos de Fórmula 1, Niki Lauda e James Hunt, na década de 1970. Retrata uma emocionante trama de superação e rivalidade, inclusive o quase-fatal acidente que queimou o corpo de Lauda.
Atores: Chris Hemsworth, Daniel Bruhl, Olivia Wilde

Assista o trailer:

 

Texto: Andreza Souza

Notificação
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver Todos os Comentários