Belina 1973 1.4 Supercharger do T-Brown - Projeto exclusivo
7.498

visitas

Belina 1973 1.4 Supercharger do T-Brown – Projeto exclusivo

Publicado por

  • 31 de julho de 2015

Ford Belina 1973 com motor original 1.4 R-12, mas agora com uma preparação leve que a tornou um projeto exclusivo no Brasil. O carro é do Evandro T-Brown, de Osasco SP, membro do Old Brothers. Ele trabalha com elétrica automotiva, mas seu gosto por veículos modificados já vem de muito tempo.

A Belina caiu na sua mão por acaso, antes disso ele tinha um Gol 86 preparado com turbo, mas precisou se desfazer do brinquedo para iniciar uma manutenção em sua residência. Na mesma época ele estava montando uma Bike Chopper motorizada, mas sem um carro para o seu dia a dia. Foi ai que recebeu a proposta de rolo nessa Belina. A pequena perua estava parada há mais de cinco anos, T-Brown conta que os bancos pareciam ter sido judiados pelos Volverine! Mas com muita paciência e dedicação começou a recuperar toda a parte interna e parte mecânica, mantendo a pintura envelhecida original de propósito, seguindo os padrões do estilo Rat Look.

Depois de tudo funcionando e todo o estofamento interno restaurado, foi a hora de começar com as modificações. Na parte interna foi colocado um console original do Corcel GT, junto com os manômetros de época. Por fora, a Belina recebeu novas rodas aro 15 tala 7 com pneus 195/45. Ele conta que precisou fazer algumas adaptações para isso, mudando a furação e colocando freios a disco nas quatro rodas, além de um acerto na parte traseira para as rodas se deslocarem 6cm para dentro e não pegarem nos para-lamas.

Os faróis amarelos são acessórios originais de época. Já a suspensão também foi alterada, trocada por um um kit rosca na dianteira e rebaixada fixa na traseira. A dianteira precisou ser rosca devido aos amortecedores pequenos do veículo. Depois disso veio a preparação do motor, onde T-Brown optou pelo compressor ao invés do turbo, já que seria necessário cortar algumas partes da lataria do veículo.

O compressor escolhido foi o M24 do Fiesta Supercharger, utilizado no carburador original da Belina e que deve ser trocado em breve por outro com melhor desempenho. O que chama atenção quando a Belina passa é o famoso espirro igual de carro turbo, isso por que o T-Brown instalou uma válvula de alívio que traz esse som e confunde a cabeça da galera. Ele conta ainda que todo o projeto foi criado para este carro, passo a passo, estimando um ganho de 50 cavalos, pulando de 70cv originais para 120. Alguns acessórios como as barras anti-torção foram criadas por ele mesmo, já outros servem para conduzir e monitorar toda essa mudança no motor, como limitador de giro, mistura ar-combustível e conta-giros RPM, além dos manômetros do console.

T-Brown completa 8 meses com sua Belina e tudo conspira a seu favor. Sua empolgação foi aumentando conforme ia recebendo as peças que faltavam do antigo dono, aliás esse cara apareceu em sua vida com uma proposta que ninguém aceitaria. Um grande desafio! Estes retrovisores também fazem parte de um fato estranho, foram herdados de um cliente que tinha um Opala e apareceu na sua oficina para trocá-los, nunca mais sendo visto (lembrando que T-Brown trabalha com parte elétrica).

Notificação
Notificar
14 Comentários
novos
antigos
Inline Feedbacks
Ver Todos os Comentários
Gabriel França Voitch
Gabriel França Voitch
6 de maio de 2016 14:49

estiloso demais

Fabio Zani
Fabio Zani
20 de fevereiro de 2016 19:34

Tenho uma Belina 90 AP 1.8. Da pra colocar um charger nela pra aumento de potencia e esta válvula pra dar uns espirros? Ou só turbo mesmo? Como coloco freio a disco traseiro? Agradeço vossa ajuda.

WILSON
WILSON
5 de novembro de 2015 10:47

Quem tira essas fotos está de parabéns! muito boas

Celso pires
Celso pires
4 de novembro de 2015 22:27

Boa noite gafaria de saber sobre o consumo ficou tope obrigado

CARLOS VW
CARLOS VW
18 de agosto de 2015 09:17

Fala galera!parabens pelo projeto sempre vejo esta joia quando vou pra casa da minha sogra.meu pai teve tres corcel e um foi o gt.novamente parabns Brown por mais um projeto top