O que é Tuning? O que é Tunar um carro?
10.991

visitas

O que é Tuning? O que é Tunar um carro?

Publicado por

  • 7 de março de 2015

Tunar é uma palavra “aportuguesada” vindo do Tuning. Ou seja, quando alguém fala que vai Tunar um carro ela quer dizer que vai modificá-lo, removendo seu aspecto original.

O ERRO

Tuning (ou Tunar) é um dos milhares de estilos da Customização Automotiva, mas no Brasil ele ainda é considerado uma classificação a qualquer tipo de veículo modificado, o que é um erro. O estilo Tuning virou referência em 2001 após o lançamento do filme norte-americano Velozes e Furiosos. Virou uma mania nacional após ser divulgado pela grande mídia, mas infelizmente se espalhou de forma distorcida por aqui. Nesta época ninguém sabia ao certo como descrevê-lo, então as pessoas chamavam qualquer tipo de carro modificado como Tuning, ou Tunado.

Hoje em dia sabemos que o Tuning é um estilo da customização automotiva voltado a performance, nascido no final dos anos 90 e que representava os carros de ruas com motores preparados e visual de carros de corrida. No primeiro capítulo do filme Velozes e Furiosos até foram mostradas as partes legais e ilegais desse mundo alternativo, porém, em nenhum momento foi utilizado o termo Tuning, já que vários outros estilos da customização automotiva foram retratados.

Nessa mesma época aqui no Brasil, o termo Tuning também foi utilizado para se referir aos carros dos campeonatos de som automotivo, uma febre nos anos 90 e que passaram a ser chamados de tunados equivocadamente. Na maioria das vezes, eram veículos com motores de baixa potência e sem nenhum tipo de preparação. Coincidência ou não, esse costume de acrescentar acessórios para imitar um carro de corrida acabou se espalhando por todo o mundo e trazendo uma má fama para o Tuning.

O lado bom é que o mercado da customização automotiva explodiu e agora existem milhares de empresas e profissionais que vivem dessa modalidade, movimentando milhões de Reais por ano. Além disso, com o passar dos anos as pessoas começaram a entender o que realmente é Tuning e buscar também outros estilos e culturas automotivas, amadurecendo todo esse universo e fortalecendo não só o mercado, mas também os clubes.

Que a customização automotiva vem crescendo a cada dia já sabemos, as pessoas buscam cada vez mais seu espaço na exclusividade ou representação de sua vida. Saiba mais sobre isso acessando nossa matéria especial Estilo sobre rodas: Qual escolher?

COMO DIZER CORRETAMENTE

Ao invés de dizer que vai Tunar um carro você pode simplesmente dizer que vai “Modificar”, “Personalizar” ou até mesmo “Customizar” um carro, ou na última das hipóteses você pode dizer que seu carro é Tuning e não Tunado.

Texto: AutoCustom

Notificação
Notificar
1 Comentário
novos
antigos
Inline Feedbacks
Ver Todos os Comentários