Revisão de Férias
281

visitas

Revisão de Férias

Publicado por

  • 25 de dezembro de 2014

Finalmente festas e férias! Você passou o ano todo esperando esta época para por seu carro na estrada e curtir uma road trip como essa da foto não é? Mas cuidado: o sonho pode virar um pesadelo. E para evitar problemas criamos alguns tópicos para uma revisão de férias no seu carro.

Documentação

A primeira coisa a se observar é toda a documentação do condutor e do veículo, incluindo os carros modificados. Se não estiver de acordo, tudo isso gera multa. Caso não lembre, segue um check list abaixo:

CNH: Verifique a validade e condições da sua habilitação.
Licenciamento: Verifique IPVA, Seguro Obrigatório e Licenciamento.
Equipamentos Obrigatórios: Verifique o pneu estepe, macaco, triângulo e extintor. Aliás, muita atenção a partir de 1º janeiro de 2015, todos os veículos deverão portar extintores do tipo ABC, com isso, já sabe qual será a primeira pergunta nas abordagens, não é?!
Modificações: Verifique as películas, suspensão especial, turbo, xênon, entre outras modificações que devem constar no documento do veículo. A película deve apenas respeitar os índices de transparência, muitas unidades policiais já estão equipadas com medidores. Enquanto as modificações mecânicas e de iluminação devem constar no documento do veículo, sob pena de apreensão do carro.

Revisão

Se você está legalmente em dia e seu carro também, hora daquela revisão antes de pegar estrada. Comece pelos itens de segurança e cheque também os itens de conveniência. Não sabe como? Então segue um roteiro básico:

Pneus: Verifique se há bolhas e rasgos nas laterais. Um estouro naquela “curva delícia de contornar no limite” não vai ser nada legal. Faça o balanceamento e evite aquela coisa chata vibrando aos 90 km/h. Os pneus devem estar no nível máximo daquela marcação entre os frisos, mas se já tiverem alcançando tal marcação é hora de trocar. Além de comprometer a escoação da água e causar um acidente pode gerar multa e apreensão do veículo. Veja algumas promoções de pneus de nossos parceiros e aproveite!

Suspensão e Freios:  Verifique o estado dos batentes, buchas e amortecedores. Vazamentos nos amortecedores podem deixá-los sem ação de uma hora para outra e nem sempre teremos uma loja por perto. A geometria deve ser verificada. E pode apostar: um carro bem alinhado deixa a condução muito mais prazerosa e segura. As pastilhas, discos, lonas e tambores que compõe o freio devem estar na especificação correta. Descer uma serra longa com freios aquecidos além do limite passa de aventura para insanidade, ainda mais entre os carros que gostamos, cheios surpresas extras por baixo do capô.

Parte Elétrica: Verifique e teste o alternador e a bateria. Pois, carros com injeção eletrônica podem desligar repentinamente e sem avisos prévios. Se não souber como fazer, compareça a uma casa de baterias ou auto-elétrico que eles fazem isso para você. Outra coisa importante é verificar as lâmpadas, além do inconveniente de pegar estrada sem farol, pode também gerar multas. A dica é ter um kit com lâmpadas reservas em seu carro.

Mecânica: Verifique o nível e a validade dos óleos, principalmente do motor. Se o carro for automático não esqueça de verificar a data e a quilometragem de troca. Uma boa revisão e limpeza no sistema de radiador pode evitar aquecimento nos engarrafamentos, uma cena comum, mas você pode ser o próximo! Verifique também o nível de água dos limpadores e troque as palhetas, nas férias de fim e começo de ano as tempestades são comuns.

Extras

Seu check list está tudo OK até aqui? Então pode pegar a estrada de maneira mais segura, mas para evitar desconfortos revise também:

Filtro do ar condicionado: Verifique a validade. Ele pode estar no fim e já comprometendo a capacidade de refrigeração do sistema, além de atacar a rinite de todos os ocupantes.
Som: Se você gosta de música e seu sistema de som apresenta algumas falhas revise o quanto antes, pode não dar tempo e você terá que ouvir aquela caixa de abelhas do celular.
GPS: Verifique as atualizações do seu navegador, quem nunca foi viajar para longe e ficou na mão por causa do GPS desatualizado?!
Crianças: Se vai pegar estrada com os pequenos, faça uma lista das necessidades (delas é claro!), filmes e séries como Peppa, Bob Esponja e Galinha Pintadinha podem trazer aquela paz e silêncio tão valiosos quando se dirige por horas. A caixinha com sucos gelados e biscoitos também são bem vindas, o carro pode até ficar sujo, mas você vai perceber que este é o menor dos problemas.

Por último, aproveite as promoções dessas épocas, muitos comércios automotivos reduzem os preços. Procure grandes revendas e economize dinheiro na compra de pneus, acessórios e outros itens necessários para seu carro.

Agora aperte os cintos e boa viagem!

Notificação
Notificar
1 Comentário
novos
antigos
Inline Feedbacks
Ver Todos os Comentários