Tempra 1993 Turbo, som multimídia, aro 18 e suspensão a ar
6.048

visitas

Tempra 1993 Turbo, som multimídia, aro 18 e suspensão a ar

Publicado por

  • 10 de setembro de 2014

Fiat Tempra 1993 Ouro 2.0 16v, o segundo carro da reportagem Amigos e padrinhos pela mesma paixão: carros customizados! Uma máquina do Pedro “Junior”, da cidade de São Paulo e integrante do clube TempraBR, grupo onde esse carro é conhecido como Tempra MM. Essa história surgiu devido a uma réplica de pelúcia dos doces MMs que vivia dentro do carro. A pelúcia era da sua filha, que fazia ele ir buscar até a garagem onde o carro era guardado.

Junior morava em apartamento e guardava o carro a alguns quarteirões de sua residência, tudo para não correr o risco de amassados ocasionados pelas vagas apertadas. Nessa época sua família reclamava, ele fazia todos irem a pé da casa para a garagem, mas em compensação todos curtiam o carro e hoje com mais de vinte anos o Tempra está bem conservado.

Voltando a história do carro, de início ele seria mantido original para passeios da família, mas após trocar as rodas e rebaixar a suspensão Junior não parou mais modificá-lo. O carro foi montado ainda nos anos 90, com algumas atualizações de lá para cá. E como ele já customizava seus carros desde a década de 80 esse não seria o primeiro a passar batido.

Hoje o carro tem rodas aro 18, calçadas com pneus 215/35, suspensão a ar independente, motor preparado com kit turbo todo gabaritado para seu uso, freio a disco frisados e perfurados nas 4 rodas, além de lâmpadas de xenon de 8000k nos faróis e milhas.

O motor recebeu o kit turbo quando tinha 90.000km, por ser 16v a pressão era tanta que alguns câmbios tiveram que ser trocados, mas essa dor de cabeça foi resolvida após alguns ajustes e mantendo a pressão do turbo em 0,7. Ainda na parte mecânica, o carro tem coletor em açõ inox, pressuriação em alumínio, 4 bicos abertos com 85% de vazão e 1 bico mono na pressurização controlado pelo gerenciador de alimentação.

Para medir a preparação do novo motor, foram instalados manômetros na parte interna do veículo. O painel possui um conta-giros RPM com regulagem digital e shift-light progressivo, na coluna do motorista os manômetros de pressão do combustível, pressão do óleo e vacuômetro. Em baixo do porta-luvas um medidor voltímetro, outro da mistura ar/combustível e outro da pressão do turbo. E no lugar do aparelho de som original foram instalados os manômetros da suspensão a ar, com fundo de madeira para manter o visual original do Tempra Ouro.

Logo abaixo, onde existia o acendedor de cigarro, foi instalado o aparelho de DVD de 2 DIN onde Junior comanda todo o áudio e vídeo do carro. Principalmente no porta-malas, onde foi todo personalizado por ele mesmo e tem duas telas de 7″ na porta, cilindro de ar, compressor da suspensão e dois subwoofers de 12″ com 300w cada, empurrados por um amplificador de 1000w. Já nas outras portas, foram acrescentados alto-falantes de 6″ empurrados por um amplificador de 250w.

O carro também recebeu bancos em couro, com bordado referenciando que é um Tempra 16v Turbo. Junior ainda finaliza agradecendo sua família e sua esposa Daniele (que aparece junto a ele na foto de capa). Sem mulheres que compreendem um hobby, como neste caso, nada disso seria possível.

Quer ver os próximos carros citados na matéria? Então acompanhe o AutoCustom para receber nossas atualizações.

10 Comentários
novos
antigos
Inline Feedbacks
Ver Todos os Comentários
DIO
DIO
6 de fevereiro de 2017 22:14

preciso de uma informação, pois estou comprando rodas R18: qual offset para uma roda aro 18. com tala 7″ para um tempra 93 ? (melhor pneu 215/35/R18 ou não?)

Felsen
8 de outubro de 2016 09:51

Criei uma conta apenas pra comentar. Caramba, que Tempra lindo! Dá um baile em muitos carros do anos!

cristiane
cristiane
16 de abril de 2016 12:30

bom dia pedro!tenho um tempra 8v,gostaria de modificar ele,colocar roda aro 18,suspensao a ar.mais fazendo isso com o carro nao tem um disgati com ele?voce gastou no tempra?

ZiNani
ZiNani
18 de fevereiro de 2015 01:17

Bonito que ficou os Bancos.
Gostei daquele Spoiler dianteiro, nunca tinha visto.

Gaspar
Gaspar
12 de setembro de 2014 16:58

Já vi inumeras vezes esse Tempra de perto, só posso dizer que além de impecável, o carro é um dos xodós da família. Além desse, só conheço mais dois exemplares de Tempra em condições idênticas. Parabéns ao Junior e a Dany por manter esse Tempra tão lindo.