visitas
Publicado por
Fiat Tempra 1993 Ouro 2.0 16v, o segundo carro da reportagem Amigos e padrinhos pela mesma paixão: carros customizados! Uma máquina do Pedro “Junior”, da cidade de São Paulo e integrante do clube TempraBR, grupo onde esse carro é conhecido como Tempra MM. Essa história surgiu devido a uma réplica de pelúcia dos doces MMs que vivia dentro do carro. A pelúcia era da sua filha, que fazia ele ir buscar até a garagem onde o carro era guardado.
Junior morava em apartamento e guardava o carro a alguns quarteirões de sua residência, tudo para não correr o risco de amassados ocasionados pelas vagas apertadas. Nessa época sua família reclamava, ele fazia todos irem a pé da casa para a garagem, mas em compensação todos curtiam o carro e hoje com mais de vinte anos o Tempra está bem conservado.
Voltando a história do carro, de início ele seria mantido original para passeios da família, mas após trocar as rodas e rebaixar a suspensão Junior não parou mais modificá-lo. O carro foi montado ainda nos anos 90, com algumas atualizações de lá para cá. E como ele já customizava seus carros desde a década de 80 esse não seria o primeiro a passar batido.
Hoje o carro tem rodas aro 18, calçadas com pneus 215/35, suspensão a ar independente, motor preparado com kit turbo todo gabaritado para seu uso, freio a disco frisados e perfurados nas 4 rodas, além de lâmpadas de xenon de 8000k nos faróis e milhas.
O motor recebeu o kit turbo quando tinha 90.000km, por ser 16v a pressão era tanta que alguns câmbios tiveram que ser trocados, mas essa dor de cabeça foi resolvida após alguns ajustes e mantendo a pressão do turbo em 0,7. Ainda na parte mecânica, o carro tem coletor em açõ inox, pressuriação em alumínio, 4 bicos abertos com 85% de vazão e 1 bico mono na pressurização controlado pelo gerenciador de alimentação.
Para medir a preparação do novo motor, foram instalados manômetros na parte interna do veículo. O painel possui um conta-giros RPM com regulagem digital e shift-light progressivo, na coluna do motorista os manômetros de pressão do combustível, pressão do óleo e vacuômetro. Em baixo do porta-luvas um medidor voltímetro, outro da mistura ar/combustível e outro da pressão do turbo. E no lugar do aparelho de som original foram instalados os manômetros da suspensão a ar, com fundo de madeira para manter o visual original do Tempra Ouro.
Logo abaixo, onde existia o acendedor de cigarro, foi instalado o aparelho de DVD de 2 DIN onde Junior comanda todo o áudio e vídeo do carro. Principalmente no porta-malas, onde foi todo personalizado por ele mesmo e tem duas telas de 7″ na porta, cilindro de ar, compressor da suspensão e dois subwoofers de 12″ com 300w cada, empurrados por um amplificador de 1000w. Já nas outras portas, foram acrescentados alto-falantes de 6″ empurrados por um amplificador de 250w.
O carro também recebeu bancos em couro, com bordado referenciando que é um Tempra 16v Turbo. Junior ainda finaliza agradecendo sua família e sua esposa Daniele (que aparece junto a ele na foto de capa). Sem mulheres que compreendem um hobby, como neste caso, nada disso seria possível.
Quer ver os próximos carros citados na matéria? Então acompanhe o AutoCustom para receber nossas atualizações.
AutoCustom - Portal do automóvel customizado
preciso de uma informação, pois estou comprando rodas R18: qual offset para uma roda aro 18. com tala 7″ para um tempra 93 ? (melhor pneu 215/35/R18 ou não?)
Criei uma conta apenas pra comentar. Caramba, que Tempra lindo! Dá um baile em muitos carros do anos!
bom dia pedro!tenho um tempra 8v,gostaria de modificar ele,colocar roda aro 18,suspensao a ar.mais fazendo isso com o carro nao tem um disgati com ele?voce gastou no tempra?
Bonito que ficou os Bancos.
Gostei daquele Spoiler dianteiro, nunca tinha visto.
Já vi inumeras vezes esse Tempra de perto, só posso dizer que além de impecável, o carro é um dos xodós da família. Além desse, só conheço mais dois exemplares de Tempra em condições idênticas. Parabéns ao Junior e a Dany por manter esse Tempra tão lindo.