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Qual melhor suspensão para carro? Fixa, Ar ou Rosca?

Publicado por

  • 11 de maio de 2014

Em uma palavra: Todas! Mas como em qualquer indústria ou prestação de serviços, existem produtos fabricados com materiais de qualidade e profissionais qualificados, mas outros não.

Cada tipo de suspensão pode fazer parte de um projeto diferente da customização automotiva. O que vai definir a melhor suspensão para o seu carro é a maneira como você irá utilizá-la. Por exemplo, uma preparação de suspensão para corridas em autódromos é diferente de uma preparação para uso nas ruas.

Existem diversos tipos de suspensões especiais para carros, mas por enquanto vamos focar nas três mais populares no Brasil: Suspensão Fixa, Suspensão a Ar (ou pneumática) e a Suspensão de Rosca (ou Coilover).

Para carros de alta performance e que participam de corridas em terrenos específicos, a Suspensão Fixa pode ser a melhor opção, pois será desenvolvida exatamente na altura e tipo de solo que o veículo enfrentará, absorvendo os impactos, dando mais estabilidade nas curvas e segurando o carro com mais segurança nas frenagens e largadas.

A Suspensão de Rosca pode ser utilizada para todos os terrenos, seja na rua ou nos autódromos, ela permite o ajuste da altura de forma manual para cada situação, acaba servindo também para rebaixar os carros de rua. Mas, por ser regulável ela pode ser desenvolvida no “meio termo”, agradando em alguns terrenos e em outros não. O ideal é desenvolvê-la para os desafios que ela irá enfrentar, seja voltada ao conforto ou a performance, deixando para mudar a altura somente quando for necessário.

A Suspensão a Ar, que vem se popularizando no Brasil, é uma das melhores opções para a regulagem de altura do carro, o ajuste pode ser feito por controle manual, remoto e até pelo celular, permitindo que você suba ou desça o veículo a qualquer momento em questão de segundos. Porém, como no caso anterior, é necessário preparar todo o conjunto, principalmente os amortecedores, de acordo com os terrenos que ele enfrentará. É importante saber que esses amortecedores podem se tornar o grande diferencial no quesito conforto.

Por exemplo, para quem gosta de andar com o carro rebaixado, o ideal é fabricar amortecedores com mais pressão e pouco curso, evitando assim o atrito com o solo. Isso removerá parte do conforto do veículo mas se enquadrará melhor no projeto. Já para aqueles que desejam rebaixar o veículo somente ao estacionar, então os amortecedores podem ser com a mesma configuração dos originais, mas neste caso não é recomendado andar com o carro socado no chão devido a facilidade de atrito com o solo.

Para suspensões reguláveis (Ar ou Rosca) fazer alguns cálculos e até testes em dinamômetros de amortecedores podem ajudar. A originalidade deles também podem ser mantidas no caso da pneumática, mas talvez seja necessário um pequeno ajuste para compensar a pressão das bolsas, que é diferente das molas.

A pergunta que muita gente faz: Qual a durabilidade da Suspensão a Ar? A resposta: Todas são fabricadas para durar! Da mesma forma que podemos encontrá-las em transporte coletivo, caminhões de carga e carros de luxo ou esportivos como Ferrari, Lamborghini, etc.

No passado ouvimos muitas reclamações sobre a Suspensão a Ar, o que acabou gerando conflitos e muito humor entre pessoas que tinham “Suspensão Fixa VS Suspensão a Ar”. A história foi levada tão adiante que o título de “Suspensão Rebaixada” foi trocado por “Suspensão Fixa”, o que teoricamente não faz sentido, já que a suspensão fixa pode ser utilizada desde carro rebaixado até o famoso Bigfoot com suspensão elevada.

O conflito foi gerado por que as empresas de suspensões especiais estavam se adaptando ao novo mercado, então para evitar problemas indicavam apenas a suspensão fixa. Foi uma guerra parecida com a preparação de motores que usavam “Carburados VS Injeção Eletrônica”.

A recomendação mais importante para suspensões reguláveis é usá-las na altura em que a cambagem e o alinhamento do veículo foram ajustados. No caso da Suspensão a Ar, devido a sua facilidade de subir e descer o carro a qualquer instante, pode ser necessário ajustá-los com mais frequência.

A guerrinha entre Suspensão Fixa e Suspensão a Ar já foi superada, a fabricação de suspensões especiais com qualidade está avançando e fica a critério do cliente escolher o que melhor se adapta a sua rotina e ao seu bolso, mas com tanto que seja um condutor responsável e que cuide bem do seu carro. E se você não entende nada do assunto procure “pegar de orelhada” os profissionais dessa área antes de comprar, explique qual sua intenção.

Vale lembrar que certas modificações podem aumentar o preço do seguro do seu carro.

Pesquise empresas de suspensões especiais no guia do AutoCustom. E para finalizar uma dica valiosa: Atualmente é possível legalizar a suspensão modificada na documentação do veículo, seja Suspensão Fixa, Suspensão a Ar, Suspensão de Rosca, Suspensão Hidráulica, ou qualquer outra, mas com a obrigação de respeitar o limite de 10cm de altura do veículo perante o solo. Confira nossa reportagem a respeito dessa legalização de suspensões especiais clicando aqui.

Texto e imagem: Michael Bazzarello

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Maiamagno
6 de dezembro de 2016 22:38

Boa noite, Tenho um polo sedan e recentemente troquei os pneus de altura 55 por 65 (mantendo a largura 195), pois viajo muito e gosto de pneus mais altos para absorver as imperfeiçoes do piso, todavia a distancia do chão aumentou e isso incomoda nas curvas acima de 120km/h e está favorecendo muito a perda da traseira com piso molhado tb sinto muito leve em retas acima de 140km/h quero abaixar algo em torno de 5 a 8 cm mas não quero perder o conforto proposto no projeto do carro. Em uma suspensão fixa é possível o ajuste da pressão… Ver mais

autocustom
16 de dezembro de 2016 14:58
Resposta para  Maiamagno

Olá Magno Maia, sempre que houver rebaixamento haverá uma perda de conforto do projeto original. Pode até ser feito com o conforto original, porém, as vias brasileiras possuem muitos buracos, então terá problemas com a manutenção do item. Por isso que ao rebaixar é encurtado as hastes e aumentado um pouco a pressão, que por ventura é algo bom para velocidades e curvas. Suspensão fixa com ajuste da pressão é possível, mas é raro encontrar esse produto no mercado brasileiro. Suspensão a rosca funciona igual a fixa, porém, sempre que houver o ajuste de altura é recomendado refazer o alinhamento… Ver mais

PoliAlves
1 de agosto de 2016 01:39

Suspensão fixa é a mesma coisa que rebaixamento?

autocustom
1 de agosto de 2016 05:26
Resposta para  PoliAlves

Olá Poliana Alves Ribeiro, não. Suspensão fixa é um tipo de suspensão. Existem 2 tipos principais de suspensões: “fixas” e “reguláveis”. Quando qualquer uma delas está rebaixada, o correto é dizer que o veículo está rebaixado e não fixa.

Paulo Araújo
Paulo Araújo
17 de julho de 2015 19:48

Bem legal a matéria… Fico entre a praticidade da suspensão a ar e o preço (bem mais acessível) da suspensão de rosca.

Proxtream
Proxtream
20 de maio de 2014 02:15

Muito bom o artigo , e que vcs continuem assim

Joao Batista
Joao Batista
14 de maio de 2014 18:19

Realmente existe uma certa disputa entre fixa e regulável…. eu já acho que o importante é andar baixo. :D