19.461

visitas

Resolução 479 do CONTRAN autoriza suspensões modificadas

Publicado por

  • 26 de março de 2014

A Resolução nº 479 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), publicada no Diário Oficial da União em 26 de março de 2014, volta a autorizar a legalização de veículos com suspensões modificadas, ou seja, carros rebaixados ou com suspensões elevadas.

Pela regra, a principal exigência continua a inclusão dessa modificação na documentação do veículo, tanto no campo observações do CRV (Certificado de Registro de Veículo) quanto no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), um procedimento fácil que pode ser realizado por despachantes especializados como a Legalize Seu Veículo, por exemplo.

A documentação será emitida se houver conformidade com as novas regras, são elas: Para carros com até 3500kg a altura mínima permitida entre a carroceria e o solo deve ser maior ou igual a 100mm; E o conjunto de rodas e pneus não poderá tocar em parte alguma do veículo ao esterçar. Servindo para os veículos de passeio, picapes, SUVs, entre outros.

Acima de 3500kg, veículos pesados como caminhões, as regras mudam um pouco perante o nivelamento da longarina, da qual não deve ultrapassar dois graus a partir de uma linha horizontal, além das antigas regras de proteção no para-choque suspenso localizado na traseira.

A boa notícia para todos os casos é que agora qualquer tipo de suspensão pode ser regularizada, seja suspensão fixa, suspensão a ar, suspensão de rosca, suspensão hidráulica, catraca e qualquer novo método que aparecer no mercado. Descriminalizando uma das mais básicas customizações automotivas, a suspensão modificada, que muitas vezes é a primeira modificação a ser feita pelos proprietários desses veículos. Porém, como era previsto na antiga Resolução 292, é necessário vistoriar essa modificação para evitar acidentes e transtornos em vias públicas, por isso obriga-se a legalização. Mas deixe a parte burocrática para um despachante especializado, que vai abrir o processo e te indicar todo o procedimento.

Para visualizar a publicação do Diário Oficial da União, onde trata desta nova resolução 479 que volta a autorizar a legalização de suspensão modificada clique aqui, ou ainda diretamente no site da Imprensa Nacional clicando aqui.

Texto e foto: AutoCustom

Consulte empresas que comercializam suspensões modificadas:
www.autocustom.com.br/guia/atividades/suspensoes-especiais-molas-esportivas

Notificação
Notificar
35 Comentários
novos
antigos
Inline Feedbacks
Ver Todos os Comentários
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
13 de maio de 2015 10:29

gostaria de saber o valor para poder legalizar só a suspensão? alguém poderia me ajudar com essa informação?

vitão saveiro G3 pregada
vitão saveiro G3 pregada
20 de fevereiro de 2015 12:32

oi boa tarde ja vo chegando e falando que gosto cada um tem o seu pois tem gente que gosta que carro alto , outros carro baixo , outro drogas , outros futebol eu sinceramente se o carro não for baixo e tiver som nem ando por isso eu tenho o meu e curto e levo a vida assim…..

nathangol11
nathangol11
6 de fevereiro de 2015 11:25

parte de motor e pecas como barra da amocinética conta na medição dos 10cm???

Emerson Lopes
Emerson Lopes
30 de outubro de 2014 15:49

Só faltam legalizarem novamente o xênon para carros mais novos com regulagem de altura de faróis.
Pois seu mau uso realmente atrapalha, mas usado com consciência tenho certeza que todo mundo concorda que ajuda. Vamos brigar por isso tbm pessoal e mostrar para aqueles que fazem as leis, que infelizmente não são os que a usam. Que tudo tem pontos positivos e negativos. Só precisamos nos focar na melhor forma de utilizar os pontos bons.

Augusto Pessoa
Augusto Pessoa
25 de outubro de 2014 20:38

Boa Noite! Ótima reportagem!