2.246

visitas

Exclusividade faz a diferença

Publicado por

  • 7 de dezembro de 2012

A customização automotiva vem crescendo no Brasil, isso é fato! Uma grande vantagem é que, além de ajudar no crescimento do país, com novas empresas, tecnologias e empregos, ainda colabora para realizar um desejo dessas pessoas, se tornar único.

Atualmente, uma das coisas que representam nosso estilo de vida são os carros. Por vezes, com poucas modificações e outras já bem carregados. Mas independente dos gostos, do qual não trataremos nessa assunto, é a exclusividade.

Em meados de 1950, com as primeiras customizações de automóveis, observamos que elas eram criadas para representar grupos sociais ou até a personalidade do proprietário do veículo, como acontece até hoje. Com detalhes inegualáveis dos demais, podendo ser reconhecido em qualquer lugar, ou ainda expressando seu estilo de vida.

Ao notar que algo tinha caído bem, outras pessoas acabavam copiavam, mas estes “artistas” não desistiam e criavam novos diferenciais em seus carros, a não ser que participasse de grupos alternativos ou em prol de algum movimento, onde necessariamente precisariam manter todos os veículos com as mesmas características.

O tempo foi passando e novas culturas sobre rodas foram surgindo, em alguns casos geradas por conflitos sociais ou simplesmente por gostos diferenciados. E isso estimulou um novo mercado, o da customização automotiva, que vem trazendo desde então novos produtos fabricados em série, outros criados artesanalmente, mas todos eles com tendências ligadas a cada época.

Voltando para o Brasil e com as facilidades de se comprar um carro, o mercado de customização da geração atual está passando por uma grande transformação, da qual vem abrindo um leque de opções, descobrindo e criando novas culturas, tanto nacionais quanto aquelas admiradas internacionalmente.

Enquanto isso, grande parte dos brasileiros (com excessão dos puristas) preferem ainda manter um nível de customização padronizada, as vezes até idêntica a de outros carros. O que contradiz o próprio ato de se diferenciar dos demais.

Sabemos que a especulação e as altas taxas de impostos sobre as novidades de mercado ainda imperam no Brasil, deixando os produtos com altos preços para esse tipo de consumidor, o que a acaba nos atrasando em relação a outros países. Mas também temos um pouco de culpa, pois acreditamos que é bom apenas ser for caro. Porém, esse fator não impossibilita a criação de peças exclusivas nos produtos que adquirimos.

Mas estamos caminhando para serviços e produtos cada vez melhores e quem sabe um dia, possamos projetar carros exclusivos como acontece em outros países.

Não estamos incentivando a “empetecação” com acessórios desnecessários que servem apenas para chamar atenção. Mas sim lembrar que, podemos nos diferenciar com nossos veículos, criando peças exclusivas com boas idéias ou que contam um pouco da história de cada pessoa.

E caso não tenha tempo ou idéias, consulte um customizador que esteja atualizado às tendências de cada cultura e boa sorte!

Texto e foto: Michael Bazzarello.

Notificação
Notificar
2 Comentários
novos
antigos
Inline Feedbacks
Ver Todos os Comentários
JAIME - MANDA CARS
JAIME - MANDA CARS
8 de dezembro de 2012 18:58

ADOREI VER A FOTO DA MINHA RODA EM UMA MATERIA QUE FALA MUITO SOBRE MINHA IDEOLOGIA TENTANDO INOVAR E SE DIFERENCIAR DOS DEMAIS VLW SHELL E NOIS !! ISSO E MANDA CARS
http://www.facebook.com/pages/Manda-Cars/526897303990538?ref=hl
CURTE NOSSA FANPAGE !!