Salão do Automóvel 2012
8.660

visitas

27ª edição do Salão Internacional do Automóvel em São Paulo (2012)

Publicado por

  • 27 de outubro de 2012

Como o AutoCustom trata de um assunto específico, os veículos customizados, registramos neste evento os principais carros conceitos que deram um show de tecnologia e inovação, mas também os especiais e séries limitadas de fábrica, cobiçadas pelo grande público.

Os 85 mil m² de área do pavilhão do Anhembi contaram com a presença de 49 montadoras e importadoras oficiais, que mostraram as novidades e lançamentos com cerca de 500 veículos, um número 7% maior que a edição de 2010, prevendo que o mercado brasileiro estima um crescimento de 4% a 5% em vendas, se tornando um dos centros das atenções no setor automotivo mundial. Porém, algumas marcas famosas decidiram não participar dessa edição ou optaram por espaços mais discretos, acreditando não ser o público-alvo de suas vendas, o que para nós contradiz com o objetivo da feira, que é de apresentar e lançar as novidades do setor.

O Salão Internacional do Automóvel foi realizado entre os dias 22 outubro a 04 novembro deste de 2012, sendo considerado o maior evento automobilístico da América Latina, organizado e promovido pela Reed Exhibitons Alcantara Machado, trazendo cerca de 750 mil visitantes em 12 dias de feira, alavancando muitos negócios nesse mercado. Mas também sempre surpreendendo o público e os apaixonados por carros e mulheres, já que as lindas garotas fazem muito sucesso entre os homens.

A presença do setor de acessórios também foi reduzida, lembrando que o dilema enfrentado pelos organizadores é sobre o espaço físico (veja reportagem a respeito), do qual não tem suportado a grande procura dos empresários. O que seria muito bom, pois aumentaria a importância do evento e alavancaria o mercado da customização automotiva no Brasil, que sofreu por muito tempo com as duras leis, mas que agora vem crescendo a cada ano com as modificações aprovadas pelo Inmetro e legalizáveis pelos departamentos de trânsito.

Os “conceitos” mais destacados dessa edição foram o Acura NSX Concept, Chery TX Concept, Citroën Survolt, Ford Evos, Hyundai Hexa Space, Mercedes-Benz Concept Style Coupe, Nissan Extrem, Renault Captur, Suzuki G70 e Toyota iiMo.

Seguidos pelos famosos superesportivos Aston Martin DBS e Vantage S, Audi R8 GT Spyder, BMW M6, Camaro Carbon ZL1, Dodge Charger SRT8, Dodge Viper SRT, Ferrari 458 Spider, Ford Evos, Ford Mustang Boss 302 Laguna Seca, Jaguar F Type S, Jaguar XK R5, Lexus LFA V10, Maserati Grancabrio Sport 3, McLaren MP4 12C, Mercedes-Benz C63 AMG Coupe Black Series, Mercedes-Benz SL63 AMG Bi Turbo e o Porsche 911 Carrera 4S.

Por outro lado, os grandes sedãs luxuosos, alguns até com um pouco de esportividade, também chamaram a atenção. Entre as “banheiras” estiveram presentes carros como o Audi S8, BMW Série 6 Grand Coupé, Chrysler 300C, Kia Quoris e Toyota NS4. Acompanhados pelos SUVs Range Rover Antobiography Sport, Range Rover Evoque Si4, Porsche Cayenne GTS, VW Cross Coupe e também o gigante Range Rover Vogue SE Supercharged. Talvez até o Troller TRX entre nessa lista, pois, apesar de ser considerado um jipe vem se transformando como aconteceu com a antiga Cherokee.

Outros carros esportivos mais populares também fizeram parte do cenário, entre eles o lançamento da Volkswagen, o Fusca, do qual na “gringa” possui uma versão conceito chamada de E-Bugster, conversível e com motor elétrico. Aliás, todas as marcas trouxeram veículos com motores deste tipo, desde os modelos mais simples até os mais caros, uma tendência que está demorando pra pegar, lembrando a necessidade de nossa época.

Os customizados de fábrica não pararam por aí, veja a lista dos modelos que flagramos no Salão que possuem algum tipo de item especial, acessório ou edição limitada: Audi A1 Quattro, Audi RS5, Audi S7 Sportback, Audi TT RS Roadster, BMW Z4 GT3, Chevrolet S10 Rally, Citroën DS3, Jaguar XFR, Peugeot RCZ, Peugeot GTi Concept, Porsche Panamera GTS, Renault D Cross, Subaru BRZ, Toyota 86, Toyota Etios, Toyota Prius Gis, VW Buggy, VW Novo Fusca, VW Cross Coupe e VW GT up!

Entre os nacionais mais populares estavam carros como Chevrolet Classic Effect, Fiat Bravo Xtreme e Ford Fiesta ST, que impressionaram os consumidores brasileiros, além de sua customização e edição especial nota-se que as montadoras vêm dando mais atenção para este público. E para finalizar, grandes máquinas das pistas como a Mercedes-Benz SLS AMG GT3 45th Anniversary, entre outras de circuitos mundiais bem conhecidos puderam ser conferidas de perto.

Veja também: Garotas no Salão do Automóvel 2012 em São Paulo

 

Notificação
Notificar
1 Comentário
novos
antigos
Inline Feedbacks
Ver Todos os Comentários