13.346

visitas

Quem grita mais no mundo publicitário automotivo?

Publicado por

  • 5 de outubro de 2010

Outubro de 2010 foi um mês onde mais um site com material de qualidade noticiou a pausa em seus serviços. Desta vez, como já vem acontecendo, o site que resolveu brecar sua atualização por falta de patrocinadores foi o Velocidadeonline, muito conhecido por quem gosta de automobilismo, arrancada e eventos automotivos.

“Resolvi parar um pouco com o site mas não com meu trabalho. Vou continuar curtindo o automobilismo e fazendo meu trabalho de fotógrafo, mas infelizmente não consigo, como muitos, manter o site devido à falta de patrocinadores”, comenta Rodrigo Ruiz, proprietário do Velocidadeonline.

As empresas que costumam anunciar em mídias especializadas do segmento automotivo infelizmente sofrem com o receio da má divulgação de suas marcas, isto por que, devido ao pouco conhecimento e claro, pessoas com pouca índole, abusam desta imaturidade para faturar um troco.

Porém, este não é o principal fator, existem muitos sites com boas visitações, mas que infelizmente fazem a divulgação gratuita. Muitos começaram seus trabalhos pela diversão, pelo passatempo, e neste caso, é respeitado sob este aspecto, porém, mesmo depois de atingirem um grande impacto no mercado continuam a divulgar as marcas gratuitamente, o que se refere as propagandas em veículos fotografados, logomarcas nas páginas, entre outros.

Infelizmente a tendência, diante destas freqüentes condutas, é que os anunciantes não tenham interesses em contribuir com algum tipo de publicidade já que a maioria são divulgados sem nenhum tipo de custo.

Este costume vem sido consumado há quase uma década quando os sites automotivos, por exemplo, eram poucos e estavam mais preocupados com seu conteúdo. Além disso, boa parte dos editores se dedicavam por algo que gostavam, sendo surpreendidos pelo retorno devido a qualidade do material publicado.

Com esta reportagem não pretendemos julgar ambas as partes, mas sim mostrar que é possível iniciar um trabalho, um sonho, com poucos recursos, mas também profissionalizar a questão publicitária quando o objetivo for alcançado. Pois, é um trabalho que gera desgaste, tempo e muita dedicação, mas que infelizmente não é possível continuar sem recursos financeiros. Que por sua vez é ignorado pelos anunciantes já que existem sites que divulgam gratuitamente.

Pesquisas de divulgação de massa já comparam atualmente as estatísticas entre as mídias impressas e digitais, comprovando que a cada dia a internet ultrapassa o número de leitores. Essa realidade é certificada por empresas de auditorias, como por exemplo, o Google Analytics, que mostra os números reais de cada site. Além disso, sites bem estruturados mantém suas publicações arquivadas durante anos em buscadores como o Google, Yahoo e Bing, atraindo assim cada vez mais visitantes.

Por outro lado, grandes anunciantes têm suas propagandas veiculadas em sites de renome, mas que infelizmente disponibilizam de poucas visitas. E sabemos que este fato acontece pela confiança que os editores passam aos proprietários das marcas, já que estes portais normalmente estão vinculados a alguma editora de grande porte.

Apoiamos os editores e blogueiros em seus objetivos, sabemos que é um problema que com o tempo será solucionado. Só depende de nós, a mídia especializada. Vamos buscar concretizar parcerias ou contratos de publicidade, assim poderemos manter nossos trabalhos e continuar a alavancar cada vez mais o setor.

Ou seja, quem grita mais? Por outro lado, quem é mais ouvido? Hoje em dia existem diversas maneiras de divulgações, mas o que vale a pena para cada marca? Investir cerca de mil, dois mil reais em apenas uma mídia ou dividir este valor também para mídias digitais? Já que se tratando de carros customizados, por exemplo, foi o maior impulsionador dos últimos anos.

Sabemos que depende do objetivo, porém, muitas empresas ainda investem seus recursos de marketing em apenas um tipo de mídia especializada, deixando escapar grandes oportunidades para a expansão da marca em sites com grandes potenciais. Pensem nisso!

Abraços a todos e até a próxima!
Michael Bazzarello.
contato@autocustom.com.br

1 Total de comentários
0 Total de respostas a comentários
0 Seguidores destes comentários
 
Comentário com mais reações
Comentários mais quentes
novos antigos
Claudio
Claudio

Bom Dia!Gostaria de Propor a vocês uma Parceria (Troca de Links) entre seu Blog, e o Meu que é de GPS Automotivo (http://gpsautomotivo.wordpress.com/), conteúdo este ligado ao seu Blog.Desde já agradeço e Aguardo RespostaObrigado