História

A marca AutoCustom foi criada em 9 de junho de 2005 no Brasil para ser usado em um dos principais sites do país que aborda o mundo da customização automotiva.

Desde a sua criação o foco sempre foi registrar os momentos da customização automotiva e suas tendências, trazendo também as culturas e estilos de vidas que envolvessem essas máquinas. A ideia surgiu de um brasileiro, fã e proprietário de carros modificados e que vive o mundo automotivo desde o berço, visto que seu pai e sua família trabalham em vários ramos ligados aos automóveis.

Ainda nos anos 90 ele se tornou administrador de um clube chamado Rebaixados e 2001 ajudou a fundar outro clube chamado Comunidade Tuning, do qual também se tornou administrador após alguns meses. Na época, o Tuning ainda era conhecido por carros de rua com mais performance e visual de pista. Esse clube foi uma explosão em todo o país e realiza até hoje seus encontros no Sambódromo de São Paulo, mas com outros administradores.

No ano de 2005 surgiu a ideia de criar um site novo, do qual tivesse 100% de autonomia e pudesse ampliar ainda mais a divulgação desse universo. E, pesquisando por marcas, descobriu que não existia nada no Brasil nem no mundo chamado AutoCustom, uma junção das palavras “automóvel” e “customizado”. É uma marca facilmente entendida em todos os países e que na mesma hora foi escolhida para o projeto.

Como uma de suas profissões era de webdesigner, no mesmo dia registrou o domínio autocustom.com.br e depois desenvolveu o site para publicar as matérias, tentando criar uma proposta diferente do que já existia. Hoje em dia o site está em sua quarta versão e sempre que possível tenta-se se inovar.

Registro domínio AutoCustom

Registro domínio AutoCustom

Somente após alguns anos é que houve um empenho maior no site. Porém, com a chegada das redes sociais um novo desafio apareceu, muitos plágios e crimes de direitos autorais eram cometidos, violações que eram usadas indiscriminadamente em blogs, comunidades, grupos e canais de vídeos. Com isso, a necessidade de sair do mundo informal, ter o registro no CNPJ e o registro de marca foram essenciais.

Abertura da empresa e CNPJ AutoCustom

Abertura da empresa e CNPJ AutoCustom

Estranho ou não, um processo de registro de marca que leva entre 1 a 2 anos, no caso do AutoCustom demorou mais de 4 anos para ser deferido (registrado de fato). Foi um grande investimento, mas hoje conseguimos reservar o direito da criação e da propriedade da marca AutoCustom em todo o território nacional, sendo proibido o uso sem a nossa autorização, mesmo que haja prefixos ou sufixos. Ou seja, acrescentar uma palavra antes ou depois da palavra AutoCustom ainda é caracterizado como crime. Seria como usar uma marca chamada Gyn Coca-Cola ou Coca-Cola TV.

Registro do marca AutoCustom no INPI (órgão de marcas e patentes)

Registro do marca AutoCustom no INPI (órgão de marcas e patentes)

O AutoCustom agradece todas as pessoas que acompanham o trabalho pela internet ou nas ruas, mas também a todos que contribuem com a customização automotiva de alguma maneira, pois, esse é o combustível que precisamos para continuar!

Obrigado,
AutoCustom.

Comentar

wpDiscuz
0