22.787

visitas

O que são Buchas de PU? Mitos e onde encontrar

Publicado por

  • 22 de outubro de 2017

As Buchas de PU para carros são feitas de Poliuretano, um polímero denominado pela sigla PU com a aparência de um plástico duro e normalmente fabricadas em cores mais vivas. Quando as buchas originais de borracha são trocadas pelas Buchas de PU, os conjuntos mecânicos do carro, como as suspensões por exemplo, ganham mais durabilidade devido a alta resistência ao rasgo e maior capacidade de suportar grandes cargas e pressões.

Diferença entre Buchas de PU e buchas de borracha

As buchas originais são feitas de borrachas mais simples, limitando a durabilidade e resistência, principalmente para os carros modificados, seja de pista ou de rua. Sendo assim, as Buchas de PU são consideradas melhores do que as originais devido a sua durabilidade e sua fácil fabricação para qualquer tipo de veículo.


No início, as Buchas de PU começaram a ser usadas nos carros de corrida, pois, sua força e resistência traziam mais segurança e estabilidade nas curvas, já que nestas ocasiões as pressões sobre as buchas são maiores. A partir dai, em todo tipo de esporte do automobilismo como circuitos, track days e até arrancadas começaram a adotar o novo produto. Agora, essas buchas vêm sendo cada vez mais usadas por carros de rua como os rebaixados, turbinados, Hot Rods, Lowriders, Race Looks e diversos outros estilos da customização automotiva, visto que sua durabilidade é maior do que as das buchas comuns.

Com maior capacidade de resistência ao “rasgo”, as Buchas de PU podem durar até 4 vezes mais do que as buchas comuns de borracha, elas são normalmente usadas no conjunto de suspensão, nos coxins do motor, nos coxins do câmbio, entre outras aplicações. As possibilidades são muitas, você pode mandar fabricar buchas de diversos tamanhos e medidas personalizadas para o seu carro.

Onde encontrar Buchas de PU

E por falar em fabricação, visitamos a Precision Suspension Parts, em São Paulo, um dos maiores fabricantes de Buchas de PU do Brasil e que nos ajudou a esclarecer algumas lendas citadas neste artigo.

Em entrevista, o Sr. Adriano de Souza, responsável pela Precision, comentou que é possível usar as Buchas de PU em qualquer tipo de veículo, seja modificado ou original, lembrando até que em diversos carros as buchas originais são de péssima qualidade e estouram com facilidade. Neste caso, a troca por Buchas de PU é considerada a melhor opção, visto que irão durar mais tempo do que as originalmente fornecidas.

Buchas de PU para carros modificados

A maior vantagem para os carros modificados é que, devido às preparações dos motores, câmbios e suspensões, as buchas originais de borracha não costumam a suportar a nova pressão. Ou seja, neste caso as Buchas de PU também se tornam a melhor opção para suportar as pressões causadas pelas modificações.

Mitos sobre Buchas de PU

Durante um tempo criou-se alguns mitos sobre o uso das Buchas de PU, um deles é sobre os rangidos que elas podem causar, algo que não passa de um mito. Em algumas aplicações é necessário lubrificação, tanto para buchas originais quanto para Buchas de PU, já os rangidos são causados por desgastes naturais quando há essa falta de lubrificação, podendo acontecer com qualquer tipo de bucha.

Outro mito é sobre o carro ficar mais duro, o que não é verdade! Pois, o carro só ficará mais firme nas oscilações da pista, um aspecto favorável que poderá evitar o famoso “pula-pula” no carro, causado principalmente pelas vias mal conservadas que costumamos ter nas cidades brasileiras.

Ficou interessado? Acesse a loja virtual da Precision Suspension Parts:
www.precisionsp.com.br

 

 

Texto: AutoCustom

Notificação
Notificar
1 Comentário
novos
antigos
Inline Feedbacks
Ver Todos os Comentários
zappe
23 de outubro de 2017 11:23

Muito bom o texto!!! Esclareceu os mitos… sempre quis colocar no opalão, mas sempre recebi comentários negativos, muito negativos, como por exemplo, iria trincar a estrutura dianteira!!! Muito obrigado pelo esclarecimento!!!