Subwoofer ou Woofer? No carro, qual é melhor para caixa de som?
17.065

visitas

Subwoofer ou Woofer: Qual o melhor alto-falante para carro?

Publicado por

  • 27 de junho de 2016

Popularmente falando, os Subwoofers trazem batidas mais longas enquanto os Woofers trazem batidas mais secas. No geral, os Woofers são mais usados nos veículos originais, mas ambos os tipos de alto-falantes, Woofer e Subwoofers, podem ser usados nas caixas de porta-malas.

No mundo do som automotivo, costuma se dizer que o uso do Woofer é mais procurado por quem monta um som de qualidade, pois, normalmente faz parte de projetos que tentam imitar a experiência de um auditório. Em alguns casos, os alto-falantes são instalados somente na parte da frente do veículo, trazendo a mesma sensação de como estivesse ao vivo nesses espetáculos.

Os Subwoofers foram popularizados pelos carros através de suas batidas mais longas, capaz de tremerem o veículo e serem ouvidas a vários metros de distância, quando bem regulados podem trazer uma experiência única dentro do corpo humano.

Diferenças entre Subwoofers e Woofers

O Subwoofer é um alto-falante criado para reproduzir somente o grave, normalmente dentro das frequências de 20 a 200Hz. Já o Woofer é um alto-falante criado para reproduzir o médio-grave e o grave em conjunto, variando suas frequências de 80 a 400Hz. Visualmente falando o Subwoofer tem uma borda emborrachada enquanto o Woofer possui uma borda mais dura.

 

Afinal qual o melhor alto-falante para caixa de carro?

No caso das caixas de porta-malas, o melhor alto-falante a ser instalado vai depender de como seu projeto será montado e que tipo de experiência você deseja ter ao ouvir suas músicas. Isso deverá ser calculado com o tamanho da caixa, o tipo (dutada, vedada, etc), sua localização, entre outros fatores.

Instalando os Woofers as batidas ficarão mais secas e com médio-graves inclusos, trazendo uma melhor qualidade sonora, mas que nem sempre será “sentida” ao lado de fora do veículo. Já com os Subwoofers, as batidas irão bater mais pesadas dentro e fora do carro, contudo, poderá não ouvir alguns instrumentos da música.

Dica

Para quem curte as batidas pesadas dos Subwoofers ainda é possível ter um som de qualidade no carro, alternando sempre que desejar. Alguns tocadores (DVDs, Centrais Multimídia, etc) permitem desligar ou ajustar o volume da caixa separadamente, com isso, a grosso modo falando basta diminuir sua potência para que os demais Woofers do carro tragam mais fidelidade para as músicas. Para um projeto mais elaborado, pode ser instalado caixas separadas de Woofes e Subwoofers, alternando para onde mandar o áudio através de um Crossover (mesa de som própria para carros).

Notificação
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver Todos os Comentários