Quantum CS 1986 restaurada e projeto exclusivo - Tony
4.864

visitas

Quantum CS 1986 restaurada e projeto exclusivo

Publicado por

  • 16 de janeiro de 2015

Volkswagen Santana Quantum CS 1986. O carro agora é do Tony, da cidade de São Paulo, mas está na família desde os anos 80, quando foi comprado por seu pai (foto) para usar no trabalho.

Depois de anos de uso e por força maior seu pai acabou encostando a Quantum na garagem, com isso, o tempo foi danificando a pintura, o motor e virando até casa de gatos. Tony então decidiu restaurar e criar um projeto ousado para o carro.

Com a ajuda do seu irmão publicitário foi criado um desenho no papel seguindo os costumes norte-americanos, mudando principalmente a pintura e criando um carro voltado para a performance.

Quando eles decidiram iniciar o projeto usaram o rascunho e seguiram as etapas as risca. Primeiramente o carro foi totalmente desmontado e restaurado, recebendo as novas cores vermelho alaranjado e preto Cadillac, além do fio em prata que divide as duas cores.

Enquanto se fazia a nova pintura o motor também era preparado, mudando da original 1800 cilindradas para 1.900. Junto com o novo motor veio a injeção eletrônica e o kit turbo .50 para ganhar mais potência. Nessa preparação a maior parte das peças são novas ou forjadas, incluindo bielas, pistões entre outras mudanças para deixá-lo redondo.

Depois que a restauração externa e a preparação do motor foram finalizadas chegou a hora dos retoques finais, um deles é a rodas de aro 18 com pneus 215/40, um modelo esportivo muito utilizado em Volkswagen. A suspensão fixa também foi preparada para o projeto, já que agora a Quantum possui 350cv e precisa de bastante estabilidade. A potência foi medida no dinamômetro no evento: 1º Dino Day em Cotia SP. Veja também: Vídeo da Santana Quantum no dinamômetro.

A parte interna foi restaurada em conjunto com as últimas etapas do projeto, mas foram acrescentados bancos concha, barras anti-torção na parte central e no porta-malas, além do aparelho de injeção eletrônica reprogramável, manômetros do óleo e do combustível. O volante e painel são do Gol GTi da época. O som é básico, mas com um aparelho de DVD de 1 DIN.

E para finalizar, os bancos traseiros originais e os conchas dianteiros receberam o mesmo design, incluindo revestimento perfurado e costura em vermelho, todos acompanhados dos cintos de 4 pontas.

Notificação
Notificar
18 Comentários
novos
antigos
Inline Feedbacks
Ver Todos os Comentários
mario
mario
13 de janeiro de 2016 23:43

Vocês poderiam passar o contato da oficina que reformou ela? eu tenho uma branca, quero restaurar a minha

jose novak
jose novak
29 de junho de 2015 22:05

eu acho que criar um estilo que voçe se sente bem e ao sem gosto original é bobagem eu temho huma que estou restalrando e vai esr toda modificada no interior dela os criticos que me desculpem mans estou ai

Diego
Diego
12 de março de 2015 00:13

A CS (Comfort Silver) era a CL da linha, não tinha os bagageiros no teto, não tinha vidro elétrico, nem ar condicionado, nem os detalhes cromados no interior, nem o console, nem faroletes, nem essa frente e muito menos esses parachoques….. NINGUÉM tem uma quantum CS, se esse cara tinha deveria ter mantido original porque seria única, agora além de se parecer com uma gls que tem em toda esquina ainda tem umas pinturas estranhas…

Bolivia
Bolivia
20 de janeiro de 2015 14:15

O que não fazer com uma quantum!!!

Alessandro Zioni
Alessandro Zioni
18 de janeiro de 2015 18:49

Parabéns pela realização, fui único dono de uma Quantum CS 1986 Preta até Fev 2009 e segundo dono de outra também preta desde Dez 2009 até Set 2014 e havia pensado em fazer parecido!!!