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Volkswagen Fusca 1300 ano 1974, um carro que foi comprado na década de setenta, passou de pai para filhos, customizado nos anos 90 e agora está no comando do Pedro Junior, ele que fez parte da matéria especial Amigos e padrinhos pela mesma paixão: carros customizados!
O pai modificou somente a tonalidade da cor, de branco Lotus para branco Polar, uma pintura DUCO que deu trabalho de fazer na época, pois não utiliza verniz. O irmão mais velho de Junior começou a modificar o carro no início dos anos 90, enquanto ele e os outros irmãos só olhavam e já imaginavam fazendo a mesma coisa com seus carros, a família é de caminhoneiros então a paixão por automóveis está no sangue. A configuração atual desse Fusca foi feita ainda naquela época, hoje completando quase 25 anos sem mexer muita coisa, principalmente na parte externa e no motor. “Foi gasto uma grana na época”, comenta Junior.
Na ocasião, o motor 1300 recebeu mais potência com o kit de 1700 cilindradas, uma preparação aspirada com mudança no virabrequim, comando, alívio no volante, câmbio do Fusca Itamar, cabos de vela esportivos, cabeçotes novos rebaixados e carburador preparado de pista. Por falar em rebaixar, a suspensão fixa também foi rebaixada, utilizando a mesma suspensão preparada de época da Fórmula Speed, corrida que acontecia em Interlagos.
Já as rodas possui um histórico interessante, esse foi o segundo Fusca da zona oeste de São Paulo a receber as famosas rodas do Porsche Carrera aro 15″, com pneus 205/50 na traseira e 185/35 na dianteira, são rodas réplicas de tala 8 e muito raras nos anos 90 mas que fizeram muito sucesso. Junior ainda fez mais, comprou a quinta roda e mandou reduzir a tala para 3,5 e usar de estepe no porta-malas. Além disso, para não mudar a furação original da roda, comprou novo jogo de panelas e fez uma nova furação 5×130 para encaixá-las como uma luva.
O vidros escuros são fumê temperados, vidros que eram comprados como acessórios originais de concessionária. Ainda por dentro, os bancos são esportivos de Nylon, estão instalados também manômetros dos anos 80 para medição da preparação do motor, com exceção do conta-giros RPM que a esposa deu há pouco tempo. Existem também acessórios esportivos de época como pedaleiras, manoplas e volantes, além das laterais de porta criadas com base nas importadas dos anos 90, vendidas como forros esportivos.
A configuração do som, também montada há muitos anos, é composto por uma caixa dutada com subwoofer de 12″ de 600w empurrados por uma amplificador de 600w, alto-falantes de 6″ e tweeters embaixo do painel empurrados por um amplificador estéreo. Depois que Junior comprou seu Tempra 1993 Turbo acabou deixando o Fusca para eventos, mas comenta que pretende atualizar seu projeto.
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Amigão, sou de SP – Capital, por gentileza, onde vc mandou furar os tambores?
Se algum dos colegas puder indicar?
Abs!
Parabéns pelo fusca cara, ta lindo! Poderia dar mais informações sobre as peças utilizadas na preparação? Tipo, qual o carburador, qual a duração do comando, qual o virabrequim? Tem estimativa da potencia final? Obrigado!
PArabéns pelo fusca, pois está lindo mesmo e sem falar nessas rodas que são demais!
Muito obrigado Thireto…. Valeu parceiro…..Tenho um jogo desse 17 tb em casa guardado …. Mas não sei ainda se troco as 15 por 17…. Curto d+ esse jogo15 hehe. Abraço.
As 17 são show demais, porem essas 15 ficam ótimas tb eu tb não saberia se colocaria as 17′ kkk.. acho que rodaria com as 15 tb..rs abraços!!!
Show a Matéria e gostei muitos das fotos. Vou fazer só uma pequena correção no Texto.
A pintura do carro não é PU como informado e sim DUCO. (Tinta utilizado na época, não tem verniz, o brilho da pintura e feito na própria base da tinta )
E os vidros não são pinturas…. São vidros fumes temperados que tinham na época…. ( Logo será mudado … voltando os vidros verdes que já tenho… menos o para-brisa que já está. )
Espero q gostem da branquinha. Abraço
Obrigado Pedro! Estamos corrigindo a matéria. :D
Valeu meu amigo…. Forte Abraço
AÔÔÔÔ!!!!!!! Auto Custom… ai sim… Fusca equipado com o fino dos acessórios que existiam nas décadas de 80 e 90, minha dúvida é só uma: Como ele fez com o sistema de freios que no Fusca 1300 1974 era os quatro a tambor para colocar o motor 1700???, foram substituídos os freios pelos a disco???, como foi feita essa mudança???
Obrigado Daniel Pardo pelos elogios. Sobre os freios foi mantido tudo a tambor como original sim. Na traseira foi só refurado os cubos e panelas para furação 5 X 130. Já a traseira deu um trabalho maior…. Pq a suspensão é de embuchamento e com panelas do fusquinha 5 X 205 ( Furação original )…. Nesse caso foi feito um trabalho nessas panelas e refurado para 5 X 130 com prisioneiros de aço. O freio não é dos melhores…. não segura o carro como deveria…..Tem q se tomar cuidado…. Mas vale lembrar q isso foi feito há uns 20 anos….… Ver mais
Entendi, mas eu particularmente não sabia que dava para colocar sistema de freio a disco na suspensão de embuchamento, pois o que se ouve falar por ai é que somente a suspensão de pivô é que dá pra fazer, mas enfim… bom saber que isso é possível. E mais uma vez, belo Fusca.
É Daniel hj graças as novidades temos essa opção na de manga da Empi…. que são utilizadas para rebaixar o fusca e temos a opção de usar com tambor ou freio a disco….. Forte abraço Daniel.