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Resolução 479 do CONTRAN autoriza suspensões modificadas

legalizacao-carro-rebaixado-suspensao-modificada-contran-479A Resolução nº 479 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), publicada no Diário Oficial da União em 26 de março de 2014, volta a autorizar a legalização de veículos com suspensões modificadas, ou seja, carros rebaixados ou com suspensões elevadas.

Pela regra, a principal exigência continua a inclusão dessa modificação na documentação do veículo, tanto no campo observações do CRV (Certificado de Registro de Veículo) quanto no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), um procedimento fácil que pode ser realizado por despachantes especializados como a Legalize Seu Veículo, por exemplo.

A documentação será emitida se houver conformidade com as novas regras, são elas: Para carros com até 3500kg a altura mínima permitida entre a carroceria e o solo deve ser maior ou igual a 100mm; E o conjunto de rodas e pneus não poderá tocar em parte alguma do veículo ao esterçar. Servindo para os veículos de passeio, picapes, SUVs, entre outros.

Acima de 3500kg, veículos pesados como caminhões, as regras mudam um pouco perante o nivelamento da longarina, da qual não deve ultrapassar dois graus a partir de uma linha horizontal, além das antigas regras de proteção no para-choque suspenso localizado na traseira.

A boa notícia para todos os casos é que agora qualquer tipo de suspensão pode ser regularizada, seja suspensão fixa, suspensão a ar, suspensão de rosca, suspensão hidráulica, catraca e qualquer novo método que aparecer no mercado. Descriminalizando uma das mais básicas customizações automotivas, a suspensão modificada, que muitas vezes é a primeira modificação a ser feita pelos proprietários desses veículos. Porém, como era previsto na antiga Resolução 292, é necessário vistoriar essa modificação para evitar acidentes e transtornos em vias públicas, por isso obriga-se a legalização. Mas deixe a parte burocrática para um despachante especializado, que vai abrir o processo e te indicar todo o procedimento.

Para visualizar a publicação do Diário Oficial da União, onde trata desta nova resolução 479 que volta a autorizar a legalização de suspensão modificada clique aqui, ou ainda diretamente no site da Imprensa Nacional clicando aqui.

Texto e foto: AutoCustom

Consulte empresas que comercializam suspensões modificadas:
www.autocustom.com.br/guia/atividades/suspensoes-especiais-molas-esportivas

  • Carlos Eduardo

    gostaria de saber o valor para poder legalizar só a suspensão? alguém poderia me ajudar com essa informação?

  • vitão saveiro G3 pregada

    oi boa tarde ja vo chegando e falando que gosto cada um tem o seu pois tem gente que gosta que carro alto , outros carro baixo , outro drogas , outros futebol eu sinceramente se o carro não for baixo e tiver som nem ando por isso eu tenho o meu e curto e levo a vida assim…..

  • baixoss

    Então são pobres e burros?você já viu uma Ferrari alta o individuo?no minimo oi mora numa fazenda e tem um trator kkk ou mora nos interiorrr..onde CDA 100metros á uma lombada ou melhor morro km km vai crescer e respeitar leis e opções o mané.. Ta na lei no gosto de quem PODE então relaxa e cala boca!

  • baixoss

    Ta liberado rebaixar com consciência então aos com dor de cotovelo de plantão fecha o bico e aceita na boa lei é lei e ta liberado então aceita manezada..

  • nathangol11

    parte de motor e pecas como barra da amocinética conta na medição dos 10cm???

  • tayo

    pobre burro tem q se fuder mesmo,so tem 1 carro velho pra trabalhar e ainda rebaixa,devia andar de jumento ajuntando as merdas pra aprender a dar valor ao q tem e lembrar quanto tempo andou na pernada ate compra 1 transporte

  • Emerson Lopes

    Só faltam legalizarem novamente o xênon para carros mais novos com regulagem de altura de faróis.
    Pois seu mau uso realmente atrapalha, mas usado com consciência tenho certeza que todo mundo concorda que ajuda. Vamos brigar por isso tbm pessoal e mostrar para aqueles que fazem as leis, que infelizmente não são os que a usam. Que tudo tem pontos positivos e negativos. Só precisamos nos focar na melhor forma de utilizar os pontos bons.

  • Augusto Pessoa

    Boa Noite! Ótima reportagem!

  • sergio collonezi

    ai sim em ate qui em fim o brasil esta evoluindo achei que iria ter que andar fora da lei ainda bem nao terei dor de cabeça nem pontos na carteira muito menos minha nave guinchada suspensao a ar legalizada parece um sonho e desse nao quero acordar hu hu hu kkkkkkkk

  • Ricardo Ribeiro

    e mesmo fazendo isso precisa pagar 400 reais pro inmetro olhar a suspensao antes =/

  • Ricardo Ribeiro

    pra isso existe a suspensao fixa… baixa + 100% conforto e nao pega em nada ando igual suspensao alta rs

  • http://www.autocustom.com.br/ AutoCustom

    Olá James, não é permitido alterar a suspensão do veículo sem a legalização.

  • James Wellington

    ta massa mais qual a altura minima para carros não legalizados ? exemplo eu não quero legaliza meu carro mais quero anda baixo qual a altura que eu posso baixar meu carro sem policiais ficarem enchendo o saco ?

  • autoloko

    vei mais loko carro baixo rodao som turbo haha investimento auto mais lucro nem comento

  • rodrigo

    isso é comentário de um trouxa mandado pela mulher e q ainda por cima fica queimando rosca, em vez de se preocupar com o q os caminhoneiros ou os playboys fazem com seus carros vc deveria arrumar um serviço ou deixar de ser otário e rebaixar o seu carrinho de barbie tbm seu bosta!

  • martins

    sim .Mais esse veiculos novos com controle de estabilidade e altura vem no documento discriminando esse dispositivo?

  • Sansão

    Nao cara, vc é burro! Tipico daquele q acredita em tudo q ve na TV.. haha.. do mesmo jeito que existem pessoas cortando as molas existem pessimos engenheiros, estudar 50 anos naum significa nda se vc nao vive a pratica!!! pessoas como vc, burocraticas e imatura que fazem o brasil ficar parado! concordo q nao se deve somente cortar as molas, mas antes de sair escrevendo q nem caipiria mal informado, vc deveria ao menos viver essa realidade para entender! qdo vc mesmo tentar arrumar uma coisa simples do seu carro duvido q nao ira xingar os engenheiros… deixa de ser estupido e acorda pra vida! kkk.. hoje em dia existem suspensoes preparadas melhores do q as originais, por isso os carros mais tops ficam mais caros, vc ta julgando uma cultura e aposto que deve ouvir sertanejo e ter sua cultura envolvida nisso (sem preconceitos), aprenda viver com as diferenças animal kk

  • Luiz Fabiano

    O engenheiro leva em media 5 anos para se formar, mais um tempo estagiando na fabrica para depois ser um funcionário. Fazendo inúmeros testes de sistema de suspensão, amortecedor, pista de testes e outros itens no veículo para depois ele colocar o NOME E PROFISSÃO dele em risco inserindo o visto de OK (aprovado). Dai a pessoa (que não entende PO%$# nenhuma de engenharia) pega o carro, levanta e mete a serrinha nas molas kkkkk. Deixa o carro um pouco rebaixado e leva pra vistoria. Após feita a vistoria e o documento legalizado, o trouxa vai e soca mais ainda o carro no chão. Ficam pagando de playboy pra outros machos com o carro e som alto e se acham o bam bam bam. Não falo apenas de carros, mas também esses caminhoneiros que andam com o caminhão estilo Gaúcho que abaixam a frente e erguem a traseira. eles gastam mais de R$ 1.000, R$ 2.000 reais para fazer esse serviço e depois que levam uma multa ficam chorando que não tem dinheiro e que os 5 pontos vai ferrar a vida dele.

    cod 6610-2 Art. 230 Inc VII .
    Conduzir o veículo com característica alterada;

    Valor – R$ 127,69
    Infração – grave 5 pontos;
    Penalidade – multa;
    Medida administrativa – retenção do veículo para regularização

  • Adão

    A dificuldade do carro rebaixado nas vias comuns é passar atravessados nos quebras molas;ai o que vem atras corre o risco de fazer um acidente, na minha cidade no interior as ruas são estreitas e atrapalham uma barbaridade principalmente quando vc está socorrendo um pessoa para o pronto socorro e ai?

  • André

    ja existe meu amigo :D

  • Brunno Nery

    Essa medida se aplica apenas a carros? Para quem tem moto fica de fora?

  • Raffa

    só falta eles pararem de cobrar taxa pra tudo nessa merda de brasil ” pagando tudo se pode”

  • Joao Batista

    Ótima matéria! (y)

  • Taiguara

    finalmente as leis estão se adequando a realidade, mas realmente as vias precisam melhorar muito, como sofre carro rebaixado!!

  • douglas manhaes

    ate quem fim alguem nos olhou aqui e lembrou de nos ajuda

  • Cassiano

    CONTRAN É O ORGÃO MAIOR TIO ENTÃO FICA TRANQUILO QUE ESSA RESOLUÇÃO VALE PRO BRASIL TODO!!!!! REBAIXADOS É NÓS NA FITA o/

  • henrique

    CARA ISSO EH VALIDO AKI PRA ITAJAI SC POIS AKI E CODETRAN E NAO CONTRAN

  • Roberto Russo CJ Pró

    Não é só rebaixar o carro ? … É acertar o carro da maneira que a fabrica não conseguiu realizar rs :)

  • Eric Isaac

    AEEEE GANHAMOS A BATALHAAAAAAA #FIXA #AR R#OSCA

  • Pedrinho Junior

    Paul Walker Chegou Lá Em Cima Causando.

  • Daniel Pardo

    É bem verdade que as leis brasileiras ainda precisam melhorar muito em ternos de veículos personalizados, modificados e antigos, mas pelo menos com isso o primeiro passo foi dado (e espero que seja o primeiro de muitos)

  • Vinicius Takeda

    SO FALTA OS SEGUROS DE CARROS ACEITAREM CARRO REBAIXADOS LEGALIZADOS !!

  • Rafael Ferreira

    Aeeeeeeeeee. Momento esperado por muitos anos. Agora minha picape vai ficar top e legalizada. Bom demais! Vai virar febre, geral vai rebaixar! Escuta só!

  • Rodrigo T D’Souza

    Ta ótimo 10cm da longarina agora só falta pavimentar melhor as ruas né Shell kkkk…

  • Joao Victor Ribeiro

    Os Deuses dos carros olharam por nos :3