• Portal do automóvel customizado
  • Acompanhe pelas redes sociais:
  • Publicidade | Promover empresa

    Resolução 450 do CONTRAN proíbe por 90 dias legalização de suspensão

    Resolução do CONTRAN de nº 450 do dia 28 de agosto de 2013: Art. 1º Suspender, por 90 dias, os efeitos do art. 6º da Resolução CONTRAN nº 292, de 09 de agosto de 2008, proibindo, nesse período, qualquer alteração no sistema de suspensão original de veículos, nacionais ou importados.

    Em entrevista ao AutoCustom, a assessoria do CONTRAN confirmou a proibição temporária e nos informou que a reportagem da Rede Record de televisão, da qual abordou o tema dos caminhões que se envolvem em acidentes mais graves por elevarem as suspensões traseiras, chamou a atenção do Conselho, o que reforçou a medida para uma melhor análise e talvez um novo conjunto de normas para este tipo de legalização.

    “Após os estudos, pode ser que haja alteração na norma que versa sobre a questão ou não. A reportagem citada por Vossa Senhoria, realmente trouxe preocupação por parte do CONTRAN e, sendo assim, o Egrégio Conselho deliberou pela necessidade de maiores estudos sobre a alteração de suspensão de veículos”, comenta o departamento jurídico DENATRAN (CGIJF).

    Assista a reportagem em questão ao lado.

    A proibição temporária da legalização de suspensões automotivas modificadas, através da Resolução 450, servirá tanto para suspensões elevadas quanto para rebaixadas. Essa resolução terá o prazo de 90 dias, com prazo para normalidade após dia 28 de novembro de 2013. Válida também para os veículos que foram reprovados e para aqueles cujo processo está em andamento, com exceção de veículos blindados, contanto que não aumente ou diminua a altura original.

    Como foi dito, a pausa nesse tipo legalização poderá trazer novas regras para esta modificação veicular, como já acontece em outros países onde os carros com suspensões elevadas e rebaixadas são permitidas. Ou para os mais otimistas, servirá apenas para reavaliar as exigências técnicas e reorganizar os institutos que fiscalizam e avaliam as modificações.

    Observação: Lembramos que, para outras modificações como cor, potência, visual, roda e combustível, as legalizações estão normalizadas, basta procurar um despachante especializado nesse tipo de serviço.

    Mais informações acesse o portal oficial do CONTRAN, na seção Resoluções:
    www.denatran.gov.br/resolucoes1.htm

    Compartilhar esta página

    • diogo

      MORRE MAIS PESSOAS COM CARRO ALTO ORIGINAL QUE COM CARRO REBAIXADO CARRO ALTO VOCÊ PODE CORRER MAIS,DAR CAVALINHO DE PAU,PASSAR CORRENDO NAS LOMBADAS,FAZER CURVAS RÁPIDAS ATROPELAR OS PEDESTRE AS PESSOAS E SAIR CORRENDO PASSAR EM BURACOS RÁPIDOS ATÉ FAZER RALLY DRIFT CORRER MAIS RÁPIDO ANDAR MAIS CARRO ALTO VOCÊ PODE MAIS PODE TUDO ISSO QUE ELES QUEREM PRA QUE REBAIXAR CARRO AS LEIS NO BRASIL MATA AS PESSOAS NAO PESSOAS MATA AS OUTRAS KKKK

      QUERO VER VOCÊ FAZER TUDO ISSO COM CARRO REBAIXADO REBENTA TUDO O CARRO DESTRÓI TUDO CARRO BAIXO É LAZER ESTILO DE VIDA NÃO PRA CORRER E FAZER TUDO ISSO

      MAS ELES QUEREM DESSE JEITO

      A HORA QUE ATROPELAR UM POLITICO COM CARRO ALTO AE ELES MUDA AS LEIS A EKKKKK

    • diogo

      A VERDADE É UMA SO NO BRASIL TUDO É UMA PALHAÇADA ESSAS LEIS
      E QUEM FEIS ELAS

    • PowerGuido

      Isso tudo, so eh mais uma forma desse governo de merda, ganha dinheiro.

    • http://www.autocustom.com.br/ AutoCustom

      Atenção: A regularização de suspensão modificada já pode ser realizada. Saiba mais acessando: http://www.autocustom.com.br/2014/03/legalizacao-carros-rebaixados-suspensao-a-ar-rosca-resolucao-479-contran

    • caetano

      Parece que foi liberado, mas para veículos até 3500kg

    • Emanuel Santos

      Isso pra mim é falta do governo ter alguma coisa de util pra fazer, de querer proibir algo tão insignificante, acho que não tem nada de errado em relação a cada um ter o carro modificado do seu gosto, não estamos prejudicando ninguem, nem roubando e nem matando, ser diferente é normal, então respeitem a nossa vontade. E comecem a agir de forma correta, porque vocês politicos e essas leis nada haver, estão completamente sem moral diante do povo brasileiro, sendo que quem elege somos nós, e da próxima eleição não conte comigo e com os demais. Precisamos das autoridades e do governo, assim como principalmente precisam de nós, mas sim para fazer algo de util e não inaceitavel, não mexam com o que está queto, porque vão precisar de todo nosso apoio e força la na frente, e depois não contem conosco para o seu voto.
      Tenho absoluta certeza de que a maior parte da população deste pais está de pleno acordo.

    • http://www.autocustom.com.br/ AutoCustom

      Foi compartilhado no Facebook no dia 09/03/2014 uma notícia em que o estado do Rio de Janeiro havia liberado a legalização da suspensão modificada, porém, esta informação não é confirmado e não procede. O prazo dessa proibição deve se manter té dia 31/03/2014. Após essa data informaremos notícias. Enquanto isso, você pode legalizar outras modificações, procure um despachante especializado como a Legalize Seu Veículo: http://www.legalizeseuveiculo.com.br

    • Luis

      é amanha galera… hoje termina o prazo de 90 dias…. aguniado pra saber se o resultado foi positivo.

    • http://www.autocustom.com.br/ AutoCustom

      Olá Eli Luchini, não temos informações a respeito ainda. Assim que soubermos de alguma novidade avisaremos a todos. Cadastre seu email para receber atualizações do AutoCustom: http://www.autocustom.com.br/acompanhar

    • Eli Luchini

      fala galera da Auto Custom, sabem me dizer se realmente vão liberar a regularização de veiculos a partir de 01/03/2014? não aguento mais esses abusos de altoridade..

    • joao jair

      bom nao tenho nada contra os carros rebaixados acho bonito diferente,so nao entendo com tantos problemas nessa merda de brasil.os policas embassarem com os carros rebaixados.poderiam perder mais tenpo achando um jeito de deixar bandido na cadeia,maioridade penal,etc ai fica a dica.so desabafo.

    • Dih Pinheiro

      Que estudar o que meu é mais uma piadinha para tirarem nossos carros da rua REBAIXAR NÃO É CRIME pagamos do mesmo jeito que os outros pagam não é justo isso, se já existe a mola preparada que não é barata já tem as normas para a legalização, vão inventar o que mais agora ????????? o caminhão eu até concordo mais o do carro não, os policias nos abordam como se fossemos bandidos já chegam esculachando !!.

    • Romualdo

      Gente carro baixo é um carro igual as outros não temos cupa que os caras não sabem dirigir isso não tem nada ave com carro baixo eles estão colocando pretesto para ganharem mais dinheiro com as multas

    • eder

      gostaria de saber se ja esta disponivel a legalização do rebaixamento de veiculos ?

    • bastiao

      Pra mim o governo e o restante do povo que e contra tinha que se tocar e saber o que acontece de fato nas estradas quen leva o brasil nas costas sao os caminhoneiros sem eles a populaçao nao iria ter nen alimento e deixar eles trabalharem os acidentes estao acontecendo cada vez mais por causa de imprudencia e mais uma coisa quem bate atras ta errado

    • alex

      Realmente ate março. Valeu amigo.

      Isto é uma palhaçada é como citado em cima, carro rebaixado não corre ele desfila. Infelizmente isto esta ocorrendo devidos os caminhoneiros imprudentes que causam diversos acidentes com os caminhoes em estado original imaginem com alterações. Sem contar que o caminhão fica muito feio com a traseira levantada.
      abs.

    • lUH

      Carro baixo não é crime….
      a maior causa de acidentes no transito não é a suspenção rebaixado ou elevada..mas sim a imprudencia…
      VÃO PEGA BANDIDO E POLITICO CORRUPTO.

    • Gustavo

      okay entendo , que os caminhões estão sendo adulterados de forma errada , mais o que isso tem haver , com os nossos carros de ”passeios” rabaixados? desde de que entendo sobre carros , cade tipo de veiculo tem sua regularizações correto? isso , é um ”MIGUÉ” do Estado , vamos puxar , carros rebeixados são sim os menores causadores de acidentes do ”MUNDO”. andamos com os carro de melhor qualidade independente de ano ou modelo do carro . andamos nas velocidades adequadas de cada via , hoje fui para legalizar meu carro , fui obrigado a ouvir de um qualquer do detran , que acabou essa merda de carro rebaixado e legalizado , perguntei por que o cara meio que falo por cima do assunto , perguntei pra ele , o que caminhoes tinham haver com carros de passeios , eles mesmo disse , nada. então fica a pergunta no ar , ate quando vamos ter que ser foras da lei , por amar carros rebaixados?

    • pablo

      Vão por no papel u que causa mais acidentes se é os carros rebaixados ou os altos!!!

    • luan

      ok meu carro esta com uma suspensão esportiva, então se caso eu levar em um despachante ele não vai legalizar ou dar algum comprovante de espera ate a data marcada?

    • HPower

      desde que bem feito nao tem problema, pq a da Citroen é algo que é passado por muitos testes e projetado por engenheiros nao feito em oficinas

    • http://www.autocustom.com.br/ AutoCustom

      Atenção: No dia 27/11/13 o prazo para regularização de suspensões modificadas foi estendido para dia 1 de março de 2014.

    • baixos drp

      fui agora que eu ia legalizar meu palio….agora eu vo teque disviar as blitz para não ser pego…
      merda de brasil…isso so existe aqui…merda
      vai Presidenta Dilma libera para rebaixar os carros.. não so comer nosso dinheirinho….nos com os nossos carros baixos estamos pagando por uma coisa q não tem nada ver… não tao falando dos caminhões…então julgue os caminhões não os carros baixos

    • Rafael

      É Brasil né amigo, em vista da incompetência do governo e órgãos públicos é de se esperar que 3 meses é um prazo impossível pra se resolver alguma coisa neste país de merrrda!!!

    • Dyego

      Não era para decidirem até 28/11/2013?Porque mais 90 dias?

    • marcelo

      mas na reportagem o Policial fala em automotor de carga! e ae?!

    • danilo

      para quando ? pensava que iam decidir hoje!!!!

    • fh

      Que merda..adiado para o ano que vem!

    • Voyage GL

      Com certeza, um carro alteado tem todo o risco do mundo de se envolver em ACIDENTES!!! Carro devidamente rebaixado baixa seu centro de gravidade e consequentemente se torna mais “colado” no solo…mais seguro…vide os carros da Citroen com a suspensão hidroactive…baixos e seguros! ( e não são suspensões fixas, como reza a lei!!!)

    • Voyage GL

      Interessante…então quer dizer que rebaixar está suspenso…e os carros que instalam GNV e alteiam a trazeira com molas mais altas e, portanto elevam o carro…estão permitidos???????…tsc tsc…aqui é Brasil! Proibem uma coisa mas fazem vista grossa para outras…

    • Anderson

      carro baixo sempre vai existir ! quero ver quem vai proibir ! alias esse pais não presta mesmo e as leis ninguém respeita mesmo ! o brasil é um lixo pela sua economia uma vergonha e todos sabem !

    • Anderson

      Tudo uma palhaçada isso ai, agora quem se ferra e os cara o pessoal que quer ter e tem carro rebaixado ! que ainda por cima nem tem culpa pelo fato dos caminhões alterados ! de vez de proibir a legalização só dos caminhões, não a dos carros tem que ter também só pra tirar dinheiro dos outros, pra Dilma enfia no cú dela !

    • Thiago

      Esse é o nosso país!!!Permitido rebaixar é sim, mais só pagando a taxinha baratinha para legalizar!!!Tudo nesse país tem imposto…até onde vamos chegar com tanta roubalheira?Pena que nossa indignação e insatisfação não vai adiantar nada, só alimentará mais ainda a ganancia desses políticos que elaboram essas leis sem pé nem cabeça,sem fundamento, como nossos amigos acima falaram, é difícil ver carro rebaixado envolvido em acidente.O que tem que acabar é com a imprudência no trânsito, acorda Brasil!!! Vai preocupar com coisas mais importantes….

    • duda

      rebaixado é pra gente baixa

    • willian123

      MEU PARE !PENSE E REFLITA
      IMAGINA UM CARRO REBAIXADO ENTRA DE BAIXO
      DUMA CARRETE DESSA!
      PERMITIDO OU NÃO SEMPRE VAI EXISTIR CARRO REBAIXADO…
      INTÃO QUE LEGALIZE LOGO QUE NOIS VAI GOSTA BASTANTE
      RSS
      VOANDO BAIXO É UQ É PRANTO PRONTO E PRANTEI MEMO

    • valdemar

      Alguem ja viu um carro baixo atropela alguem,se emvolve em acidentes graves? carro baixo nao corre !!! Desfila….

    • Gedielso Dagostin

      e vai volta a legalização pra rebaixa?

    • Nicole Cristian

      https://www.facebook.com/photo.php?fbid=400558746733246&set=a.308702665918855.70928.302303369892118&type=1&theater Só dar uma lida aí pessoal, é parecer de quem ENTENDE do assunto: um Engenheiro Mecânico!

    • Bernardo

      Pode contar que isso tudo é pra tirar dinheiro do povo.
      estão sempre inventando moda pra roubar o povo brasileiro.

    • Rafael

      Até agora não entendi o pq dessa alteração.
      Como foi citado na reportagem eu sou um dos otimistas que espera que volte ao normal, e tomara que melhore. Pois se precisamos passar por vistorias feitas pelo inmetro, que por sinal aqui são bem rigorosa, não tem o por que eles não permitir a circulação dos baixinhos. Já foi comprovado que os carros quanto mais baixos tem mais segurança para andar, vemos isso nas corridas automobilísticas. Eu ainda penso que deveriam deixar usar qualquer tipo de suspensão, ar, rosca, fixa, desde que passem pelos testes de segurança.
      Ta na hora das autoridades deixarem os baixinhos livres, e cuidar mais do resto do país, pois esse sim esta precisando de fiscalização e mudanças na lei.
      “Baixinhos nas ruas, desfilando e fazendo bonito”
      Abços

    • Fernando

      Na boa,o motorista que rebaixa seu carro e anda com ele legalizado tem uma pequena porcentagem de se envolver em um ascidente,vejam as estatísticas de ascidentes envolvendo veiculos, te garanto que não havera 1 unico carro rebaixado no meio, tudo isso ai é conversa pra boi dormir!!!!!!

    • jeferson

      O causa esses acidentes não é a mudança na característica dos caminhões elevados ou de carros rebaixados e sim na falta de prudência das pessoas no transito de andarem colados atrás dos caminhões isso sim causa acidentes na auto escola não dizem pra andar a uma distancia mínima do veiculo da frente então, ninguém respeita isso é a imprudência que causa acidentes não a mudança no carro no caminhão no que for minha opinião.

    • Marcos

      Cara, o regulamenta o rebaixamento de veiculos é uma lei federal, não uma pessoa que diz se pode ou não, se tiver dentro das especificações da resolução CONTRAN 292, estará dentro da lei FEDERAL (válido em TODO território nacional). apresentando todos os docs necessários, notas etc, ela autoriza, caso contrário e vc estiver correto, entra na justiça solicitando autorização.

    • joeliton nascimento santos

      cara na cidade onde moro “bertioga sp” não consigo  regularizar o meu carro para rebaixado,segundo as linguas o delegado ñ quer carro rebaixado na cidade , então que tenho que fazer transferir meu carro para outra cidade que faça esse serviço para legalizar e depois transferir de novo pra minha cidade já legalizado, com isso gastando bem mais com 2 transferencia ,ai esta a pergunta ele pode proibir de autorizar  carro rebaixado ou é obrigado a fazer, alguém pode me responder????

    • Ricardo

      Ótima matéria… parabens Autocustom!!!

    • AutoCustom

      Para as demais legalizações acesse: http://www.legalizeseuveiculo.com.br



    Veja também


  • legalizacao-carro-rebaixado-suspensao-modificada-contran-479

    Resolução 479 do CONTRAN autoriza suspensões modificadas

  • comprar-carros-em-sao-paulo

    Como comprar carros em São Paulo

  • Kit Básico de Segurança Automotiva

    Kit Básico de Segurança Automotiva

  • Diferentes Tipos de Som Automotivo - Foto: Porta-malas Tucson

    Diferentes Tipos de Som Automotivo

  • falta-de-seguradoras-para-carros-rebaixados

    Falta de seguradoras para carros rebaixados

  • pensativo

    Quem grita mais no mundo publicitário automotivo?