4.045

visitas

Lei do Carro Tunado em Osasco: Esclarecimento e nova campanha

Publicado por

  • 10 de maio de 2012

Em Osasco, cidade da região metropolitana de São Paulo, a Prefeitura Municipal iniciou neste ano uma campanha do projeto Lei Cidade Limpa. Que trata da “limpeza” visual e sonora com orientação e aplicação de multa.

Neste caso, aqueles veículos que estiverem com o som muito alto e ultrapassarem o limite de 70 decibéis estabelecido pelo Secontru – Secretaria de Segurança e Controle Urbano – serão notificados através de multa no valor de três mil UFMO (cerca de R$6.500) sob a Lei Complementar Municipal 206/11 de 9 de maio de 2011.

Sabemos que, a maioria dos cidadãos apoia esta lei e incentiva para que se espalhe por todo o Brasil. Afinal, o uso excessivo de cornetas (principalmente) prejudica a audição de todos, inclusive do proprietário do automóvel, mas não só isso, a falta de bom senso às vezes ultrapassa os limites do respeito.

Com isso, a prefeitura inicialmente resolveu orientar todos os moradores, espalhando faixas pela cidade com a campanha da lei do “Carro Tunado”. Termo vindo do Tuning e popularmente conhecido em nosso país para automóveis que possuem qualquer modificação.

Tuning é um tipo de customização aplicada em carros de rua, cuja cavalaria é alterada através da preparação do motor, da aerodinâmica e acessórios de alta performance. Deixando o som automotivo para campeonatos ou exibições em locais apropriados. Diferente dos veículos originais que muitas vezes causam este tipo de transtorno nas ruas, escondendo alto-falantes, tweeters e cornetas no porta-malas.

Em entrevista exclusiva ao AutoCustom, o jornalista Júlio Rezende, do Departamento de Comunicação Social da Prefeitura de Osasco, explica que, o “Tunado” foi utilizado após uma pesquisa dos termos mais conhecidos para os carros que possuem este tipo de acessório. Mas que, o objetivo desta lei é punir aqueles que desrespeitarem a paz e a ordem social, que é o trabalho exercido pelo Secontru.

Porém, ao renovar a campanha (prevista para junho de 2012), Júlio ressalta que a prefeitura buscará outros termos para atingir mais diretamente o limite sonoro, talvez “Som Automotivo”. Para então não denegrir a imagem dos proprietários de carro Tuning, que vem há anos lutando pela descriminalização desta cultura sobre rodas. Mesmo assim, lembrando que a Lei servirá para todos!

O AutoCustom parabeniza a Prefeitura de Osasco e também incentiva a expansão desta Lei no âmbito federal. Agradecemos toda a equipe do Secontru que nos atendeu gentilmente a fim de esclarecer esta campanha.

Mais informações sobre a Lei: www.osasco.sp.gov.br/viver-melhor

Texto e foto: Michael Bazzarello

Notificação
Notificar
20 Comentários
novos
antigos
Inline Feedbacks
Ver Todos os Comentários
Anônimo
Anônimo
5 de agosto de 2015 13:40

Bando de gente que não tem o que fazer com essa lei , não gostou ? Encomodados que se mudem ! Carro baixo e som alto sempre :p

celso
celso
2 de agosto de 2013 14:24

Moro na av. José Barbosa de Siqueira, Padroeira Osasco, o desrespeito é total com carros  que passam com som no ultimo volume disparando o alarme de carros em garagem. Até quando!? se a lei existe??

Bruno
Bruno
27 de julho de 2013 20:41

Pra onde vai o dinheiro da Multa ???

wagner
wagner
9 de abril de 2013 16:11

vao se fude com essa lei de merda !!isso nunca vai funciona