• Portal do automóvel customizado
  • Acompanhe pelas redes sociais:
  • Publicidade | Promover empresa

    CONTRAN afirma que o Xenon não foi proibido

    Em entrevista concedida ao AutoCustom, através de sua assessoria de imprensa, o Sr. Orlando Moreira da Silva, diretor do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), confirmou que o sistema de iluminação de descarga de gás – conhecido como Xenon – não foi proibido no Brasil, porém, restringe-se apenas a carros que possuem este sistema originalmente ou em modelos que foram regularizados até o início de junho de 2011.

    O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), afirma ainda que para os demais veículos, o sistema de iluminação não será autorizado, pois os faróis originais dos veículos brasileiros, não são projetados para esse tipo de iluminação, e sim, para utilização com lâmpadas halógenas.

    A medida diz ainda que tais equipamentos suportam adaptação do Xenon, no entanto, como foram projetados para lâmpadas halógenas, podem oferecer risco de acidentes, uma vez que ofuscam a visão dos condutores que transitam em sentido contrário.

    Na opinião do AutoCustom, a Resolução CONTRAN nº 384 (que altera a Resolução CONTRAN nº 292) não auxilia em nada, afinal, prefere proibir o uso do sistema ao invés de regulamentá-lo, deixando o mercado estagnado, além de prejudicar financeiramente diversos importadores e fabricantes que contam com esses equipamentos estocados. Isso sem falar nos diversos trabalhadores, da indústria e do comércio, que poderão perder seus postos de trabalho.

    Deveria o CONTRAN, não parar de autorizar o uso desse sistema de iluminação, já que os veículos legalizados poderão circular até seu sucateamento, mas sim, regulamentar para que fabricantes pudessem se adequar e criar novos faróis, seguindo os padrões do INMETRO.

    Infelizmente nosso País ainda sofre com esse tipo de atitude radical por parte dos legisladores, pois não existe um “bom senso” atuante nos órgãos competentes. Resta apenas aguardar para que, mais uma vez, a pressão exercida por fabricantes e importadores, gere algum tipo de alteração na Lei, assim como ocorreu na questão das películas de proteção solar – ou Insulfilm® – que por muitos anos foi proibida sem qualquer embasamento técnico.

    Para consultar as resoluções acesse: www.denatran.gov.br/resolucoes.htm

    Contudo, para legalizar as outras modificações autorizadas pelo CONTRAN, com verificações do INMETRO, procure a empresa Legalize Seu Veículo e não corra riscos!

    Texto: Michael Bazzarello
    Revisado por: Rodolfo Parisi (MTB43114)

    Compartilhar esta página

    • Paulo G.

      Na minha opinião deveriam adotar parâmetros para o uso do xenon como:

      1- farol projetor;
      2- temperatura entre 3.000k e 6.000k;
      3- potência máxima 35w;
      4- regulagem do farol em oficina autorizada pelo órgão regulador;
      5- para uso nos faróis de neblina uso de farol projetor ou regulagem mais baixa que a padrão, pois xenon no neblina também ofusca devido a posição do filamento da lâmpada e consequentemente reflexão diferente no farol.

    • Marcelo de Souza

      faço minhas suas palavras

    • Marcelo de Souza

      elizeu blz? entendo sua indignação mais nao precisa radicalizar pois a culpa não tá no xenon mas sim no condutor pois tanto carro novo ou velho (usado) tem regulagen de altura nos faróis cabe ao proprietario fazer isso agora vamos combinar ja que proibe tem que ser pra todos sem separação vc nao acha?

    • Marcelo de Souza

      gustavo acho que vc ta no pais da alice com certeza vc nao deve ser habilitado e se for deveriam cassar sua licença, carro nao e tanque de guerra aproveita sua juventude pra mudar sua opiniao e educação

    • Max

      Elizeu, me desculpe mas não posso concordar com sua opinião. Sou contrario a qualquer tipo de farol desregulado. Obvio que instalam faróis de xênon em verdadeiras sucatas que nem deveriam estar circulando e estes usuários que mantem seus faróis desregulados deveriam sim ser punidos. Mas veja, o mundo todo adota e aplica xenon em seus veículos por questão de segurança. Vc Sabia que a lampada do Xenon tem somente 35W de potencia, enquanto nós podemos comprar livremente lampadas halógenas de 100W?…No Brasil o grande problema é fazermos as coisas sem critério. Acho justo que os órgãos competentes fiscalizem com eficácia e multem, se for o caso. Não estou defendendo a ilegalidade, mas você há de convir que é preciso ser razoável…Se uma Mercedez Bens, Bmw, Audi, etc. já saem com tal farol de fábrica, você quer me dizer que na Alemanha e toda Europa este assunto de segurança nunca foi discutido? Pense bem antes de emitir uma opinião radical como a sua, pois afinal o Brasil é a bagunça que é graças a nós brasileiros. Saúde e prosperidade.

    • Uelitinhoo Marques

      Na minha opnião, essa proibição, é somente para tirar dinheiro dos nossos bolsos com multa, pq isso é só o que eles fazem, tirar dinheiro de gente trabalhadora e honesta, o meu Palio, não tem um farol com boa iluminação, vou instalar faróis auxiliares com xenon de 8000k, pra minha melhor segurança e da minha família ao viajar a noite, ai vai da minha conciência,coloco em uma chave separada, e quando cruzar com outro veículo, apago, como no farol alto, quero ver quem vai me impedir, se num dar pra ir pela lei, vou contra ela…

    • Antonio Neto

      Jose Luiz meus parabens por sua opinião,se todos brasileiros assim tivessem esse bom senso teriamos soluçoes mais sabias,mais o poblema é que existe muito e muitas autoridades que beberão muita agua de bidê…quando era criança e nao sabem como resolver tais poblemas,Que absurdo….um carro OK pode usar a tal lampada..isto é descriminação e uma proteção para os usuarios que fazem o uso da mesma.Eu ja sofri nas estradas a noite.O que falta nesse item é manutençao de quem usa e fiscalizaçao…infelismente é assim e sempre vai ser assim,vão continuar tamando agua de BIDE….

    • André

      É por causa de idiotas como você que tenho Insulfilm G5 e costumo sentar o pé no freio quando o idiota fica com xênon alto na minhas costas. Afinal quem bate atrás e está com xênon esta COMPLETAMENTE errado.

    • nando

      Condutores como o Gustavo não deviam ter CNH. CNH é um documento emitido somente a pessoas alfabetizadas. As Leis nesse país precisam urgentemente passar a serem seguidas!

    • Gustavo

      é só sair da frente si estiver encomodado.

    • samuel

      Eu acho o seguinte,um farol de xenon quando bem instalado não ofusca a visão. ofusca quando não é bem instalado,instalo xenon a 6 meses não tendo complicações com nenhum cliente!! pois sem exagerar as lampadas de xenon de 6k e 8k dão uma visão 3x melhor e nao é aquele azul forte. é isso ai galera vamos moderar e preferir as lampadas de 6k e 8k. valeu abraços!!

    • Gonofredo

      nao regularizar é pior, eu mesmo por nao ser possivel regularizar xenon coloquei lampadas nightbraker no farol baixo do meu astra, no farol alto tem philips rallye de 100W, e perto da placa atraz do para choque 2 farois com lampadas philips rallye de 100w que ligam junto com farol alto.
      é pra CEGAR? sim mas somente quem vem com xenon me cegando, quando deparo com outro carro com luz alta só dou uma piscada. Nao fico cegando outras pessoas igual os que usam xenon desregularizado e desregulado fazem., com luz baixa nao cego ninguem.

    • Elizeu

      Não concordo com o uso de xenon em carros que não saem de fábrica, pois estou cansado de todas as noites cruzar com um bando de carros com este tipo de farol, que ofuscam mesmo, e ao solicitar para eles abaixarem os faróis, ninguém abaixa, pelo contrário, alguns deles até acende a luz alta com outro xenon, para ofuscarem mais ainda, ou seja, não há conciência, por isso o governo não libera. Farol xenon deve ser colocado apenas no farol de milha, mesmo assim ofusca um pouco, mas é bem menos do que nos faróis normais. E gente, vocês que tem xenon desregulado, vamos ter conciência, ao cruzar com outros motoristas, quando estes solicitarem luz baixa, não custa nada abaixar o farol.

    • Pingback: contained energy

    • Pingback: SEO Boston

    • Pingback: sexy Winter fashion For Women 2013 2014

    • Pingback: anDreW lewIs dOg FoOd SecRets

    • Pingback: Val Thorens Hotels

    • Pingback: Lake Conroe Real Estate

    • Pingback: website link

    • Pingback: ue about blazers is that they suit males of all shapes and sizes. Paired with fitted trousers, they highlight the

    • Pingback: TOP 10 photos of September

    • Pingback: http://www.youtube.com/watch?v=ygw-qg_Y3-k&feature=youtu.be

    • Pingback: timothy sykes dvd

    • Pingback: Kindle Paperwhite Black Friday

    • Pingback: Interior Design Boston

    • Pingback: Best Website

    • Pingback: zorgverzekering studenten

    • Pingback: more

    • Pingback: meer info

    • Pingback: gold IRA rollover

    • Pingback: free instagram likes

    • Pingback: Cigarette electronique

    • Pingback: knowing Chicago Limo

    • Pingback: car wash detail in El Dorado Hills California

    • Pingback: trade online

    • Pingback: how to last longer in bed

    • Pingback: logo items for business

    • Pingback: empower network

    • Pingback: Loans For People With Poor Credit

    • Pingback: why not check here

    • Pingback: Herfstvakantie in Nederland

    • Pingback: kredi kartı ile tl yükle, avea tl yükle, turkcell tl yükle, vodafone tl yükle,

    • Pingback: alberghi forum

    • Pingback: bail bondsmen oakland county

    • Pingback: Unsecured Personal Loans With Poor Credit

    • Pingback: kredi kartı borç sorgula, kredi kartı limit sorgula, kredi kartı limit öğrenme, kredi kartı borç öğrenme

    • Pingback: New $100 Bill

    • Pingback: http://www.youtube.com/watch?v=9GfFzlTcia8

    • Pingback: hallux valgus paris

    • Pingback: Learn Even more Here

    • marcelo plaze

      injeta dinheiro na mão das pessoas que proíbem esse tipe de equipamento … que podem ter certeza que em menos de 48 h o mesmo sera liberado…. 
      infelizmente o brasil e assim… 
      e vale ressaltar..
      o kit Xenon original foi feito para que não exista ofuscamento da luz de quem vem no sentido contrario.
      confirmando o que o sr:jose luiz falou, isso está comprovado em vários países ….  

    • jose luiz fracasso

      tem sim que legalizar e liberar o kit xenon ,a vizibilidade e muito melhor na estradas brasileiras , o risco de assalto e menor, a visao para enxergar os animais na pista ou um ser humano melhora para os motorista , se os carros de fabrica podem usar , porque os outros nao , qual a diferença de um para o outro, quando comprei meu carro nao existia o xenon, ou libera para todos ou nao libera para nen um ,qual a diferença todos os carros sao iquais .isso e descreminaçao obrigado espero que mude isso ok ze luiz……..

    • André Furtado

      Aqui tudo é mais complicado. Além disso, o pessoal, em razão dos preços, apela para “xenon ling”, que realmente é uma péssima ideia, pois a potência e a iluminação são irregulares e até pioram a visão do próprio condutor, além de ofuscar a visão dos que vem em sentido contrário. Não sou especialista, mas me parece que também não é qualquer refletor que pode aceitar o xenon, pois a luz se intensifica mais no azul, ao contrário das halógenas e isso produz um brilho muito maior, sem auxiliar a visibilidade. A questão é estabelecer padrões técnicos para a instalação e permitir preços razoáveis para a utilização de equipamentos que realmente auxiliem a direção e não apenas para o uso em árvores de natal!

    • Otávio

      É aquele velho e famigerado método pelo qual os órgãos governamentais sempre trabalharam nesse país de merda: Ao invés de tomar o caminho mais certo (e mais difícil) e regularizar os faróis de xenon para que as pessoas possam gozar de seu direito de escolha, preferem varrer a merda pra debaixo do tapete

      Bravo, Brasil!

    • Marcelo

      Ah, sim. Como se regulamentação garantisse alguma coisa nesse país. Isso é só desculpa para abrir a porteira de quem tem como única ocupação colocar a vida dos outros em risco, pois não são os olhos desses vagabundos que sofrem com essa merda de xenon.

    • Marcos

      Pessoal, como o próprio texto diz, a liberação “restringe-se apenas a carros que possuem este sistema originalmente”. Ou seja, se sair de fábrica um Celta, um Ka, até mesmo uma Kombi com este farol, então estes modelos estão liberados para usar, DESDE QUE sejam montados os conjuntos completos de lentes, faróis, lâmpadas, etc…
      Mas certamente, nós temos a PIOR legislação automobilistica do planeta!

    • paulo

      poderiamps anotar os nomes dos legisladores que tratam as cosas na base dos interese propripios e na proxima eleição dar-les o troco!

    • CARLOS

      Os veículos com xenon de fabrica não atrapalham a visão dos outros em sentido contrario?                              Tem uma marca de carro que sai de fabrica com um farol mais forte que outro atrapalhando e muito o veiculo em sentido contrario.
      SENDO DE FABRICA TUDO BEM.
      Proibir todos ou liberar pois o de fabrica também atrapalha.

    • Danilo

      Então gente, acho q o pessoal está sendo muito arbitrário. Realmente é um saco, além de ser perigoso, quando a galera da “saveiro rebaixada com som graves que nem dá pra saber qual é a música” fica com aquele xenon cegando todo mundo. Isso acontece direto. Só não fica puto quem curte tuning, mas e aí? E quem não quer ficar com a visão ofuscada? Qual é o direito de muitos manés de socar a luz na cara dos outros e botar a vida alheia em risco?

    • welton

      a questão é que um farol com lampadas alógenas se desrregulado ofusca tanto quanto o xenon se desrregulado, o xenom mesmo nos farois normais, se bem ajustado confere muito mais segurança tanto para condutores como para pedestres. nos países onde as regras visan a segurança os farois com xenon já são realidade em mais da metade dos carros. acorda brasil.!

    • Carlos Guerra

      Queria deixar meu carro lambendo o chão, mas não, é proibido isso, é proibido aquilo, país de ditadores…

    • Ademir Dalonso

      É uma questão, simplesmente, sem sentido, ora os veiculos que foram legalizados nao provocam riscos de acidentes pelo ofuscamento? Acredito que nossos legisladores sabem bem e “ganhar” nosso dinheiro  e nao em solucionar conflitos. Sr diretor do Contran, nao seria mais racional regulamentar essa questao,  Vejo veiculos com farois normais, porem desregulados, criando situacoes de risco muito maiores do que os farois Xenon. Ja tive veiculo com esse tipo de lampada, bem regulados, nao oferecem qualquer dificuldade a outros motoristas.
      Ta na hora do Brasil crescer.

    • CELIO

      NA MINHA OPINIAO SAO UM BANDO DE PARASITAS, VIVEM AS NOSSAS CUSTAS E NAO FAZEM NADA… SO INCOMODA…FEDORENTOS…………

    • paulo

      na minha opiniao deverian liberar,com restriçoes para evitar abusos,pois quem realmente gosta de um carro legal não seria nenhum atrapalho

    • Edivaldo Ramos de Oliveira

      Quero saber se essa proibiçao vale tambem para farol auxiliar ou seja faroil de neblina.

    • adriano

      quero especiaficar uma coisa o carro meu coloco xenon e q se foda tudo pago ipva em dia a partir do momento q o governo me da um carro e paga todos os meus degats eu cumpro lei
      portanto o carro meu naum e do governo faço oq eu quize nele. dae vem a questão mais vc vai leva multa! e dai multa paga e a carteira tira outra se for preciso…

    • andre

      ENGRASSADO ; P/ SE LEGALIZAR JA QUE ESTA NO CONTRAN [ TURBO E REBAIXADO ] TEM CIDADES QUE O CIRETRAN NAO DA AUTORIZACAO PARA TAL , PEGUNTO A VC  O PQ JA QUE  TEM A LEGALIZACAO E ELES NAO DAO A AUTORIZACAO COMO TABOAO DA SERRA / OSASCO ETC

    • thiago henrique

      eu não acho isso correto pois então deveria de proibir todos que não saem de fabrica  já estão na legalidade, e também os carros mais antigos e caminhões também mais velho possuem faróis muito desregulados causando um efeito de ofuscamento igual ou pior do que o xenon. 

    • http://www.ntsuprimentos.com.br Luís

      Infelizmente.

    • Tarvos

      Só legalizar como: “ALTERAÇÃO NO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO”.Ao invés de XENON no documento agora, é só legalizar desse jeito com algum “amigo” do DETRAN. É igual ao pessoal que tem suspensão a ar ou rosca no carro e anda com o documento escrito rebaixado.Não mudou em nada !!!! A lei no Brasil tem muitas brechas é só se informar a aproveitar das oportunidades!!!! ESPALHEM A NOTÍCIA PARA OS INTERESSADOS E VAMOS EM FRENTE NESTE PAÍS MEDÍOCRE E DE AUTORIDADES SEM MENTE, GOVERNANTES PODRES E INCOMPETENTES.

    • cristiano marrafon

      sem comentario

    • http://www.twitter.com/rafaelmicheski Rafael Micheski

      O Denatran ainda vive na época da ditadura… Boa parte dos funcionários públicos só vêem vantagem em uma regulamentação de norma se existe alguma empresa apadrinhada por alguem envolvido com política ou partidos.



    Veja também


  • TOP 10 bizarrices automotivas - Bizarres cars

    As piores modificações de carros de todos os tempos

  • qual-melhor-tipo-suspensao-ar-fixa-rosca

    Qual melhor suspensão para carro? Fixa, Ar ou Rosca?

  • Venda de Carros em São Paulo - Classificados Grátis

    Venda de carros online contribui com o setor de customização

  • Kit Básico de Segurança Automotiva

    Kit Básico de Segurança Automotiva

  • Pneu aro 20. Veja as dicas sobre pneus para carros customizados

    Dicas sobre pneus para carros customizados

  • Revisão de pneu pode evitar acidentes de trânsito

    Revisão dos pneus pode evitar acidentes de trânsito