Todo mundo sabe, mas ninguém entende
- Publicado em 8 de junho de 2010
- -
- 12.249 exibições
- -
- Comentar
- -
- Mais
- -
- Compartilhar
Nos tempos em que eu cobria in-loco algumas provas de endurance, notava que os carros americanos eram estáveis, coisa que nunca havia passado pela minha cabeça, já que a física de um Dodge Viper, por exemplo, não parece ser tão simples diante seu contorno.
Tudo bem que é o motor quem “dá” estabilidade para estes carrões. Ou seja, o peso frontal segura a onda do modelo que estende na frente a maior parte de seu corpo. Mas este equilíbrio só acontece porque os carros de provas sofrem mudanças brutais na suspensão, na estrutura interna (mais pesada por completa) e quase tudo que é normal em um carro de rua, seca, endurece e tende a cumprir o comportamento agressivo padrão de todo carro de competição.
Mesmo assim, não há dúvidas de que os europeus, corretos e justos com horários, política e tudo mais, também aprenderam que fabricar carro é coisa séria e motores grandes nem sempre vencem a concorrência. Por isso, seja lá qual for o carro, eles são, no geral, mais interessantes que os fabricados nas Américas.
Agora, qual a razão dos americanos injetarem sofisticação em motores barulhentos sem muitos agregados de equilíbrio físico nos produtos de rua? Será que por conta de sua imagem líder em outros mercados, as fabricantes tradicionais permanecem com o ar de gigantes da mecânica? Talvez… Até porque, como conheço bem, as políticas profissionais tratadas ali sempre debatem o orgulho de ser, fazer e ter predominantemente sua ostentação de número 1.
Um simulador que mostra bem este lance é o Forza Motorsport 3, exclusivo para plataforma Xbox 360. Nele, dá pra “sentir” que mesmo adaptando GM Camaros, Mustang Cobra ou os próprios Vipers, nada como pilotar um equilibrado modelo alemão, francês ou inglês. Ainda mais quando jogado em um simulador apropriado, com volante, pedais e câmbio. Uma dica é arriscar comprar um sem muita sofisticação e custo com excelentes benefícios. E o mais indicado conforme minhas pesquisas são os aparelhos da SHIFFT, bem legais e que dão ao jogador as opções de instalação de computadores além das plataformas Xbox ou PS3.
Conheçam em www.shifft.com.br
Rafael Poliszuk
http://rafaelpoliszuk.blogspot.com
Editorial Automobilismo
MTB 41716
PMS Consulting & Media
Fotos: Divulgação






